6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Obras do canal de contenção de cheias se aproximam do Rio Marrecas

Serviço deve estar pronto no segundo semestre e vai permitir uso total do canal e túnel em períodos de cheia.

A construção do canal para desviar as águas do Rio Marrecas durante as enchentes está próxima do fim. Os trabalhos desta etapa devem ser concluídos no segundo semestre. Foto: Leandro Czerniaski/JdeB.

Leandro Czerniaski – O movimento de trabalhadores é intenso na área próxima ao encontro do canal de contenção de cheias com o Rio Marrecas, no fim da Rua Argentina. São cerca de 80 profissionais envolvidos em diferentes frentes de serviço. Este trabalho é um dos mais delicados desta fase da obra, dada a irregularidade dos tipos de rocha do local, o que exige uma estrutura de contenção reforçada.

- Publicidade -

A previsão do secretário de Planejamento da Prefeitura, Alexandre Pécoits, é de que os serviços sejam concluídos no segundo semestre. “Trabalhamos com uma previsão de término desta etapa em agosto, talvez setembro, devido a essa questão técnica das rochas, que vão exigir um pouco mais de tempo”, conclui. No local, uma ensecadeira evita que as águas do Marrecas cheguem ao canal.

A construção do “caminho” para levar a água do principal rio de Beltrão até o túnel – que a conduz para outro ponto do Marrecas – consiste na abertura do leito do canal e seu aprofundamento. Em uma boa parte do trajeto, já foi feito o desmonte de rochas, que serão retiradas para aumentar a profundidade. Depois de pronto, o canal vai receber parte das águas do Marrecas mesmo quando não houver cheia, devido à chamada “vazão sanitária” que precisa escoar pelo túnel. Concluída esta etapa, o canal e o túnel poderão ser utilizados em sua totalidade para ajudar a dar vazão ao Rio Marrecas em tempos de fortes chuvas. De acordo com Pécoits, uma segunda fase de obras prevê o aprofundamento do canal do Marrecas, mas esse processo ainda está tramitando e precisa ser licitado e ter recursos complementados.

Ponto de encontro do Rio Marrecas com o canal que segue para o túnel, nas proximidades do fim da Rua Argentina, à esquerda. Foto: Leandro Czerniaski/JdeB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques