Oficiais explicam o programa Soldado Cidadão
O 16ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão espera que no próximo ano o número de recrutas inscritos para o programa Soldado Cidadão seja maior. Neste ano, apenas cinco jovens das classes 83, 84 e 85 foram selecionados de um total de 16 que se inscreveram para o programa lançado pelos ministérios da Defesa e do Trabalho. Tinham sido abertas 50 vagas pelo programa para a unidade do Exército no município.
Na manhã de ontem, o aspirante Robson Farias e o sargento Radames de Almeida explicaram os objetivos do programa ao diretores e sócios da Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão) que participaram da reunião semanal da entidade. O Soldado Cidadão destina-se a jovens que não têm capacitação profissional para, posteriormente, se candidatarem às vagas do mercado de trabalho.
A meta em todo o país era incorporar 30 mil jovens pelo período de nove meses. Na primeira etapa os recrutas participarão das atividades no Esquadrão e na etapa seguinte participarão de cursos e treinamentos. Em nível nacional, a parceria foi firmada pelos ministérios da Defesa e do Trabalho com o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Mais procura
O aspirante Faria diz que a expectativa para 2005 é que a procura seja maior, porque haverá mais divulgação do programa Soldado Cidadão. ?O (jovem) que procurou o programa é aquele jovem que não sabe fazer nada?, disse o aspirante. Pelos serviços que passam a prestar, os jovens receberão R$ 163, a alimentação e o alojamento.