8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Os alunos da Cango e os alunos de hoje

Frequência dos alunos da Cango era de 65%, todo mês tinha eliminação de alunos

Escola Recanto Feliz, do Pinheirinho, é a que tem maior número de alunos – 750 – entre as 21 escolas municipais de Beltrão.

Quase todos os meses tinha alunos eliminados, porque os pais iam embora ou, principalmente, deixavam de frequentar a escola.

Alguns resumos mensais do ano de 1951 dão uma ideia do ensino nos primeiros anos da Cango. O que mais chama a atenção é a baixa frequência. Em dez “resumos mensais” (um deles foi escrito “mençal”), a média ficou em apenas 65%.

O que se sabe é que os pais exigiam muito dos filhos para ajudar no serviço de casa, principalmente quem vivia da agricultura. Nos meses como outubro e novembro, tempo da colheita do trigo, a frequência era ainda mais baixa.

- Publicidade -

O aprendizado era menor que o atual, em se falando do volume de matérias apresentados aos alunos, porque, além da precária formação dos professores, as turmas eram multisseriadas. Na mesma sala, havia alunos do 1º ao 4º ano primário, para uma única professora.

Outra diferença é que havia aula aos sábados.

Os resumos mensais analisados são das professoras Italina Zancan Scotti, Irene de Oliveira Freitas, Alba Paz da Silva, Maria Paz de Luca (num resumo está escrito “Luca”, em outro, “Lucas”), Zenilda de Castro Filler, Felisberto Rodrigues de Souza e José Maria Leite.

Hoje a frequência é melhor acompanhada

No tempo da Cango (68 anos atrás), quase todo mês tinha anotação do número de alunos que eram “eliminados”. Deixavam de comparecer, eram tirados da lista da matrícula. Chegava a haver quatro eliminações num mês, em turma de 43 alunos (quase 10%). Ou porque os pais iam embora, ou, principalmente, porque deixavam de frequentar a escola.

Hoje, Francisco Beltrão possui 21 escolas municipais, com um total de 7.050 alunos. Segundo informação da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, “não enfrentamos problemas de desistência em virtude da lei existente, quando o aluno falta por dois ou três dias seguidos entramos em contato com os pais, se persistir, encaminhamos ao Conselho Tutelar que toma as devidas providências”.

Tem mais 2.400 alunos que são atendidos por 19 Cmeis.

A escola municipal com maior número de alunos, hoje, é a Recanto Feliz, do Pinheirinho; em 1951, era o Grupo Escolar General Osório, da comunidade de Santa Rosa, com 68 alunos. Na sede, somando os 25 alunos da professora Italina e os 19 da professora Irene, totalizavam 44.

Tinha escolas em várias comunidades do interior. Os boletins analisados são também do Rio 14 (Escola São João) e Menino Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques