8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Outubro Rosa intensifica ações na reta final

 

O presidente do Siemaco, Valdir Gonçalves, disse que o sindicato é parceiro do
Outubro Rosa e falou sobre a importância das mulheres realizarem os exames preventivos.

 

Para lembrar a população, especialmente às mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama e outras doenças, entidades e instituições uniram forças na reta final da Campanha Outubro Rosa. 
Na manhã de ontem, Prefeitura, Secretaria de Saúde, Grupo Mão Amiga, Unimed, Unisep, Unipar, Sesc, Siemaco Francisco Beltrão e Crioart reforçaram o pedido para que as mulheres façam os exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero. 

- Publicidade -

No clima do Outubro Rosa, mulheres vestiram camisetas dessa cor e movimentaram o calçadão. Acadêmicos da Unipar e Unisep e profissionais da Unimed prestaram atendimento ao público com medição da pressão arterial e informações sobre tabagismo, além de outras orientações de saúde.

Presente no evento, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) disse que as pessoas estão vivendo mais, com melhores condições de trabalho e melhor remuneração, no entanto, com mais idade, os problemas de saúde e o câncer ocorrem com maior incidência. Por isso, a relevância da prevenção e de ações como as que acontecem durante o Outubro Rosa na cidade. 

A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, ressaltou que os postos de saúde de Francisco Beltrão estão abertos em horário especial, à noite, até dia 31 de outubro, data em que encerra a campanha. “Queremos que as mulheres façam seus exames e tenham acesso a um atendimento e tratamento, se for o caso.” Quem quiser fazer os exames precisa ir até os postos e fazer o agendamento. 

Contudo, nas unidades de saúde os atendimentos para mulheres que procuram a mamografia e o preventivo se tornaram rotina. Conforme a secretária, o trabalho é constante e em outubro as ações são apenas intensificadas. Ao final da campanha, a Secretaria de Saúde deve fazer um levantamento do número de mulheres que procuraram os postos e quantas tiveram o diagnóstico positivo e foram encaminhadas ao tratamento adequado. 

 

Acadêmicas da Unisep participaram das ações na praça central e divulgaram o Outubro Rosa. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques