
Pela primeira vez acontece em Francisco Beltrão um encontro bastante especial. Trata-se do 1º Encontro do Grupo de Apoio à Adoção. Será no sábado, dia 27, às 16 horas, no Fórum da Comarca do município, e deve reunir pretendentes à adoção, pais que já adotaram, filhos adotivos e demais interessados no assunto.
A formação do grupo na cidade foi idealizada por pais adotivos que sentiram a necessidade de ter um momento de reflexão e de troca de experiências. Segundo informações do Fórum, neste primeiro encontro, o objetivo é conhecer as pessoas que compartilham dos mesmos sentimentos, para que elas contem suas histórias, conquistas e desafios.
A expectativa é que o grupo mantenha os encontros mensais e que possa trocar informações sobre o processo de adoção. Infelizmente, crianças adotivas e os pais que adotam enfrentam preconceitos na sociedade e isso atrapalha que mais crianças consigam uma nova família.
Bebês ainda são a preferência para famílias
Atualmente, não há muitos bebês para serem adotados no município. O cenário é outro. A maioria das crianças que esperam um novo lar já está mais crescida e, infelizmente, este é um dos fatores que travam as adoções, já que grande parte dos pais ainda deseja ter um filho adotivo com até um ano de idade.
Nas reuniões, também será importante desmistificar a ideia de que criança “mais velha” traz consigo marcas da família biológica e pode ser “criança problema” no futuro.
O grupo convida a comunidade para prestigiar o encontro para promover e valorizar a adoção com maior intensidade em Francisco Beltrão e região.