Professores das redes públicas de ensino participaram de evento regional.

Da assessoria e JdeB – A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão está divulgando a Campanha da Fraternidade 2022, nos núcleos regionais de Educação de Dois Vizinhos, Beltrão e Pato Branco. Neste ano, a CF tem com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Dia 11, sexta-feira, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, aconteceu encontro com os professores do Núcleo Regional de Educação de Beltrão. Prestigiaram o encontro o bispo dom Edgar Xavier Ertl e um grande número de professores, bem como representantes da Pastoral da Educação, através do padre Claiton Boschi e o diácono Divonzir Bruschi.
O encontro com o Núcleo já é um passo para estreitar esses laços entre evangelizar e educar.
Três dimensões
Dom Edgar Xavier Ertl comentou que “a Campanha da Fraternidade tem três dimensões: escutar, discernir e agir, entre tantas ações da Pastoral da Educação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão entre tantos modos que temos de comunicação e corresponsabilidade com o mundo a educação, é reunir-se com os professores, com os núcleos. Claro que não temos tempo e nem possibilidade de estar em todas as escolas municipais, estaduais e também as federais, porque são muitas, mas o encontro com o núcleo já é um passo para estreitar esses laços entre evangelizar e educar. A CF deste ano tem um tema que é muito caro à igreja, há muito tempo que faz parte da missão evangelizadora o mundo da educação. Então, nós estamos nos aproximando da educação através dos núcleos, colocando o objetivo específico: promover diálogos”.
Primeiro contato e momento de reflexão
Lurdinha Bertani, chefe do NRE de Beltrão, considerou valioso o encontro. “É importantíssimo, um momento de muita reflexão, momento de apontar situações. Nos tivemos momento para colocar para o dom Edgar e à Pastoral da Educação os nossos desafios, enquanto educação, como Núcleo de Educação, que compreende 20 municípios”.
Foi o primeiro encontro do NRE com o bispo diocesano, disse Lurdinha, que acrescentou: “E colocando os valores, os desafios, a importância que é ao diálogo, importância de estarmos sempre abertos a novas possibilidades para que de forma unida, coesa, com os pés no chão, trabalhamos sempre e entendermos sempre mais a importância da educação no nosso meio, especialmente a educação integral”.