23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Pessoas com idosos na família são qualificadas para atendimento

Parceria do curso se deu entre a Secretaria de Assistência Social e o Senac.

Participantes do curso de cuidadores de idosos com os certificados.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Francisco Beltrão realizou o curso com o tema “Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso”, com 36 horas da duração. A certificação das 12 participantes foi realizada no auditório do Senac. O curso foi direcionado para integrantes de famílias que possuem idosos, visando contribuir com a compreensão em relação ao processo de envelhecimento e os cuidados com estas pessoas.

Com a redução da taxa de natalidade no Brasil, aos poucos a população está envelhecendo. E para que as pessoas tenham boa qualidade de vida é necessário informação das pessoas da terceira idade, acesso aos serviços públicos, acessibilidade. Também é necessário capacitar trabalhadores da saúde para o atendimento às pessoas idosas.

As participantes receberam orientações sobre o processo de alterações biológicas, principais doenças que acometem a população idosa, cuidados com medicamentos, higiene oral e corporal, prevenção de acidentes, dentre outros temas.

- Publicidade -

Este curso foi contratado pela Secretaria, que através dos Cras e Creas, selecionou as pessoas contempladas e contribuiu com o transporte e lanches durante o período de realização. Inclusive uma das participantes já conseguiu trabalho na área. No encerramento, elas reiteraram o quanto foi importante para o processo pessoal e profissional.

“O curso foi programado a partir de uma demanda levantada pelos técnicos que atendem famílias que possuem idosos, que verificaram que muitas vezes as pessoas não estão preparadas para compreender o processo de envelhecimento e os cuidados necessários de acordo com o grau de dependência de cada idoso. Além disso, as orientações visam fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida”, afirma Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques