Durante os dez dias de feira, além de equipes de segurança privada, foram empregados 558 policiais militares
Durante a realização da Expobel 2018, o 21º Batalhão de Polícia Militar trabalhou intensivamente para garantir a segurança de milhares de visitantes. Conforme a Associação Empresarial de Francisco Beltrão, a feira recebeu um público circulante de 282.337 pessoas e a PM faz um balanço sobre a segurança do evento que ocorreu de 9 a 18 de março, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.
Conceituada como uma das maiores feiras do Paraná, a Expobel comemorou 50 anos nesta 28ª edição. Durante os dez dias de realização, além de equipes de segurança privada, foram empregados 558 policiais militares no policiamento ostensivo e preventivo.
Para isso, o 21º BPM, além de revezar o efetivo dos 26 municípios de atuação e empregar os grupos especializados (Rotam, Rocam e Canil), recebeu apoio de militares estaduais do 3º BPM de Pato Branco, Cavalaria do 6º BPM de Cascavel, BPFron (Batalhão de Policiamento de Fronteira), BPEC (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária) e DDTQ (Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade).
A Polícia Militar – com o maior efetivo já empregado na feira – contou com tecnologia de ponta para realizar o monitoramento por câmeras. O equipamento, adquirido em 2014 para a Copa do Mundo e instalado em um caminhão, permaneceu ao lado do palco, onde uma equipe PM da DDTQ acompanhou a todo tempo a movimentação do público.
Além de se valer das câmeras fixas, a DDTQ também utilizou um Varp (“Veículo Aéreo Remotamente Pilotado”), conhecido popularmente como drone, que deu suporte para o comando do evento identificar possíveis focos de alterações e direcionar o policiamento.
Ocorrências na feira
Com todo este empenho, a Polícia Militar garantiu que os excelentes índices de segurança fossem mantidos. Apenas cinco ocorrências foram registradas, e destas, apenas duas com ilicitude. Conforme o Boletim de Ocorrência, a PM atendeu uma criança que havia se perdido dos pais; um acidente de trânsito de pequena monta na parte externa da feira; uma situação de ameaça; um cumprimento de mandado de prisão; e apenas uma situação de um possível furto/perda de um celular, em que a vítima carregava o aparelho no bolso de trás da calça e, quando percebeu, o celular havia desaparecido. Nenhuma situação mais grave foi registrada.
Quem visitou a feira, além de desfrutar de todas as atrações com sensação de total segurança, pôde entrar no caminhão da DDTQ e verificar o funcionamento da vídeo-monitoração, conhecer de perto os armamentos, equipamentos e entrar nas viaturas utilizadas pela PM no combate ao crime. Através do policiamento comunitário, foram tiradas diversas fotos com os policiais militares e seus parceiros da cavalaria e canil, aproximando ainda mais a comunidade com a sesquicentenária Polícia Militar do Paraná. O comandante do 21º BPM, major Edson, comemora os resultados: “Para um evento desta magnitude, a Polícia Militar mostra que está preparada. O empenho dos nossos profissionais de segurança pública, pautados na prevenção, faz a diferença. Por isso, colhemos os resultados positivos com satisfação”.