
A ponte sobre o Rio Bonito, que liga a comunidade de Altaneira, em Flor da Serra do Sul, à Linha Formiga, em Francisco Beltrão, já tem data para ser inaugurada: 7 de junho, próximo sábado, às 11 horas. O evento deve contar com a presença de autoridades e dos prefeitos dos dois municípios — Antonio Pedron (MDB), de Beltrão, e Valmor Felipe Júnior (PSD), de Flor da Serra.
Há muitos anos havia na localidade uma ponte de madeira que não atendia mais as necessidades e exigências para a circulação de veículos no local, tanto que foi interditada no final de 2024.
Além de ser pequena, a mesma não oferecia segurança aos condutores da região, que em grande parte escoam a produção agrícola e leiteira da localidade.
“Iniciamos 2025 com várias demandas, sendo uma delas a reestruturação da ponte sobre o Rio Bonito. Não se trata simplesmente de atender mais uma necessidade da comunidade, mas de dar garantias para que o produtor possa trabalhar sabendo que terá os meios necessários para o escoamento de sua produção. Além disso, a ausência da ponte significava isolar a comunidade toda, fato que agora já está superado”, declarou Janir Cella, secretário de Interior de Francisco Beltrão.
Mais pontes de concreto
Esta será a segunda ponte em concreto entregue neste ano – a outra fica na comunidade do Km 8, sobre o Rio Santa Rosa. Atualmente Francisco Beltrão conta com 113 pontes, sendo 74 de concreto e 39 de madeira. A próxima ponte de concreto a ser entregue à será a da comunidade de Barrinha, sobre o Rio Palmeira, onde a obra já está em execução.
A equipe para a construção de uma ponte de concreto é composta por um armador, que é responsável pela ferragem, um carpinteiro, para fazer a caixaria, e outros três ajudantes; este trabalho é supervisionado e orientado por um engenheiro civil da Secretaria Municipal de Interior. Em média a obra leva 100 dias para ficar pronta.
Sem pontes estreitas
Antigamente não havia sido estabelecido um mínimo de tamanho para as pontes, o que ocasionava a construção de pontes estreitas e pouco seguras. Atualmente, a Secretaria de Interior fixou um mínimo de largura para as pontes: cinco metros, conferindo mais segurança aos condutores.
As obras levam em conta a preservação do leito do rio, garantindo que não haverá impactos, além de assegurar a segurança dos trabalhadores, que prestam seus serviços usando os equipamentos de proteção individual em conformidade com as normas reguladoras.