19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Por meio de curtas-metragens, estudantes expõem dilemas da adolescência

Filmes do 3º Curtabel abordaram as relações familiares e afetivas, abusos, uso de drogas e depressão.

Parte dos alunos premiados com o Marrequinho, a estatueta do Festival Estudantil de Curtas-Metragens.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

 “Da Minha Vida Cuido Eu” é a história de uma garota que tem de lidar com as diferenças de tratamento dado a meninos e meninas quando o assunto é “ficar” com o pessoal do colégio. Já “Em Busca de um Lar” aborda as dificuldades do relacionamento familiar e a exploração do trabalho infantil. Tudo isso contado em menos de cinco minutos, em curtas-metragens produzidos por alunos da rede pública.

- Publicidade -

Os dois filmes foram os grandes premiados do Curtabel, o Festival Estudantil de Curtas-Metragens de Francisco Beltrão, que premiou como no Oscar as melhores interpretações, roteiros e direções. A cerimônia de entrega dos Marrequinhos, a estatueta do festival, aconteceu na noite de sexta-feira, na sede da Cresol, uma das apoiadoras da iniciativa.

O Curtabel foi criado há pouco mais de dois anos para expor a visão dos jovens sobre sua realidade e cotidiano. A ideia veio do médico Osvaldo Gonçalves Ramos, que trabalha no Caps AD de Beltrão: “Por meio dos curtas, conseguimos fazer com que uma ferramenta que já faz parte da vida dos adolescentes e que eles utilizam muito bem – que é o celular – seja usada para que eles interajam e deem visibilidade aos seus problemas do dia a dia, aos ambientes, aos conflitos”.

Promovido pelo Departamento de Cultura, a ideia se tornou um festival que está em sua terceira edição e neste ano contou com trabalhos inscritos por alunos do Centro da Juventude e dos colégios Léo Flach e Tancredo Neves, de Beltrão, além do Telmo Otávio Müller, de Marmeleiro.

Capacitação
Antes de produzir os filmes, os alunos participaram de uma oficina com a coordenadora de Educação do Museu da Imagem e do Som, Vânia Machado. “Trabalhamos a parte da linguagem cinematográfica, de como abordar alguns temas de uma forma mais velada, metafórica, e o resultado está aí, com produções muito bem elaboradas”, avaliou Vânia, que também presidiu a banca examinadora dos trabalhos.

Os curtas inscritos neste ano abordaram também temáticas como uso de drogas, abuso sexual, bullying e depressão. A intenção, segundo o diretor municipal de Cultura, Vilmar Mazzeto, é ampliar a participação dos estudantes nas próximas edições do festival.

 

Premiados

Ensino Fundamental

Melhor Filme……………………………………… Em Busca de Um Lar

……………………………………………………. Da Minha Vida Cuido Eu

Melhor Diretor…………………………………….. Ana Morais Carvalho

………………………………………………………………… Eduarda Souza

Melhor Ator……………………………………… Lucas Ferreira da Silva

Melhor Atriz……………………………………………. Leticia dos Santos

Melhor Ator Coadjuvante…………………………. Eduardo Moreschi

Melhor Atriz Coadjuvante…………………………….. Katiele Santana

Melhor Roteiro ……………………………………………. Lucas Ferreira

Melhor Produção……………………………………… Vanessa Antunes

Melhor Fotografia…………………………………….. Vanessa Antunes

Melhor Maquiagem…………………………………… Natureza de Inês

Melhor Trilha Sonora………………………………… Natureza de Inês

 

Ensino Médio

Menção Honrosa do JuriAraceli

Melhor Atriz…………………………………………………. Isadora Lopes

 

Menções Honrosas: João Sinhori (orientador), Eduarda de Oliveira (atriz), Cresol Baser (patrocinadora), Bruno Packard (Cine Memória) e Osvaldo Ramos (idealizador).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques