Prédio do hemocentro vai passar por reformas
O prédio do Hemocentro de Francisco Beltrão irá passar por uma reforma nas áreas externas e internas. Segundo a chefe interina do órgão, Adriana Gularte de Araújo, essa é uma reivindicação antiga que foi atendida depois de quatro anos após ser solicitada para o governo estadual.
As instalações foram inauguradas no início dos anos 90 e irá receber reparos pela primeira vez. ?É um prédio antigo que precisa de reparos?, afirma Adriana.
O aviso de licitação e tomada de preços foi anunciado dia 26 de agosto pela Secretaria de Estado de Obras Públicas. A abertura dos envelopes será dia 17 de setembro, em Curitiba. O preço máximo foi firmado em R$ 198.186,41. O início das obras está previsto para outubro. A empresa responsável deverá concluir os trabalhos num prazo máximo de quatro meses. Sendo assim, a previsão é que sejam concluídos até fevereiro do ano que vem.
O projeto está pronto e aprovado pela Secretaria de Obras. O engenheiro responsável é Ilair Daros, da Divisão de Projetos da Secretaria.
Melhorias
Dentre os setores que serão beneficiados com a obra, estão as áreas de expurgo e esterilização. ?Elas ficarão dentro das normas da Vigilância Sanitária?, garante Adriana.
Porém, os maiores beneficiados serão os doadores, que receberão um prédio mais bonito e confortável, o que resultará em melhores condições de serviços e atendimento.
Durante as obras, a intenção é de continuar normalmente com os trabalhos.
Estacionamento
Nos próximos dias, será encaminhado em conjunto com a 8ª Regional de Saúde, um ofício ao prefeito Vilmar Cordasso para a solicitação da aquisição de um terreno ao lado do hemocentro, que serviria de estacionamento para os veículos de doadores e funcionários. A idéia é firmar uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para ceder o terreno em forma de comodato.
Atualmente, os veículos não possuem um local apropriado e ficam estacionados nas ruas próximas ao local.