9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prédio do novo fórum começa dia 13

Novo prédio terá cinco pavimentos e 12.500 metros².

Terreno da Rua Guaporé onde será construído o novo prédio do Fórum de Beltrão. 

Foto: Gelson Corazza/Pref. FB

A ordem de execução de serviços nº 77/2020, assinada às 19h22, de quarta-feira, 30 de setembro, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, autoriza o início da construção do novo prédio do Fórum de Francisco Beltrão a partir do dia 13 de outubro, terça-feira, após o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

- Publicidade -

A empresa autorizada, que venceu a licitação, é a Salver Construtora e Incorporadora Ltda, de Ituporanga (SC). Ela terá prazo de 18 meses para entregar a obra concluída, portanto em abril de 2022.

O local é a Rua Guaporé, Bairro Presidente Kennedy, numa área de 7.999 m² adquirida e doada pela Prefeitura para este fim (a votação na Câmara, dia 14 de agosto de 2017, deu oito votos favoráveis e quatro contrários). Um argumento do Executivo era de que, em troca, a Prefeitura receberá o atual terreno do Fórum, na Rua Tenente Camargo. E o Fórum será a primeira obra do futuro centro administrativo de Francisco Beltrão, pois o projeto prevê, para terrenos contíguos, a serem desapropriados da mesma empresa Camilotti, a construção de novos prédios para a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Feliz desfecho
Na semana retrasada, a diretora do Fórum, juíza Carina Daggios, disse ao JdeB que há 15 anos é esperada a construção das novas instalações do fórum. As instalações atuais, de quase 40 anos, não comportam mais os trabalhos da Justiça e do Ministério Público. Entre funcionários, estagiários, juízes, promotores e os funcionários terceirizados de limpeza e vigilância são cerca de 200 pessoas.

 

Salver é empresa de bom conceito
A Salver Construtora e Incorporadora Ltda é uma empresa de bom conceito em Santa Catarina. Criada em 3 de abril de 1995, chega aos 25 anos de atividades com obras por todo o Sul do País.
A reportagem não conseguiu contato, ontem, com seu sócio-diretor (e fundador), Salvio Pedro Machado. A informação da assessoria da Salver é que se trata de uma empresa que possui mais de 300 funcionários, executa todo tipo de obras da construção civil e tem produção própria de esquadrias de alumínio e ferro e toda a parte metálica, assim como vidros e portas. Uma das últimas obras de referência é o Centro de Eventos de Camboriú.

Segundo seu portal, a Salver constrói edifícios, instalações esportivas e recreativas, obras de arte especiais, empreendimentos imobiliários, estruturas metálicas, fundações, urbanização de ruas, praças e calçadas e acabamento de construções.

No que se refere a mão de obra, a informação é que a empresa possui equipe própria mas pode, também, conforme a obra, contratar mão de obra local.

Na Rua Guaporé, área da futura construção já foi aterrada, em parte, com pedras, terra e restos de construção.

Foto: Ivo Pegoraro/JdeB

 

Novo Fórum de Francisco Beltrão:
Terreno de aproximadamente 8.000 m²
Prédio terá aproximadamente 12.500 m²
Área total: imóvel + prédio 20.500 m²
Pavimentos: 5, sendo subterrâneo para garagem e mais cinco pavimentos e estacionamentos externos
Custo estimado: R$ 40 milhões
Rua Guaporé, Bairro Presidente Kenedy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques