8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeitura, Acefb e Condef articulam apoios à linha aérea

Beltrão

O primeiro voo da linha aérea, dia 22 de outubro. No pátio do Aeroporto Paula Abdalla, o pessoal da imprensa e autoridades. Ao fundo o avião Cessna Gran Caravan, da TwoFlex.

Foto: Flávio Pedron/JdeB

A Prefeitura de Francisco Beltrão e as direções da Associação Empresarial (Acefb) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condef) vão colocar em prática uma proposta para articular apoios das grandes empresas locais, instituições de ensino superior, cooperativas, agências de viagens e dos deputados estaduais da região à linha aérea e também para o uso dela.

- Publicidade -

A primeira ação aconteceu na semana passada, quando o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, reuniram-se com os representantes das agências de viagens e turismo de Beltrão. Ontem de manhã, o vice-prefeito Antonio Pedron e os presidentes da Acefb, Tarsísio Carlos Bonetti, e João Manoel Rios, do Condef, e mais alguns diretores e assessores, discutiram mais estratégias.

A intenção é consolidar a linha aérea já que tem muitas pessoas do município e região que viajam a negócios, turismo e por questões de saúde para Curitiba ou outros grandes centros urbanos. Hoje, está marcado encontro com várias instituições de crédito e ensino superior, empresas e lideranças políticas na Acefb, às 17h.

Dez cidades do Paraná
A linha integra o programa Voe Paraná, do Governo do Estado, que reduziu a alíquota do combustível de aviação de 18% para 7%. A TwoFlex colocou três aviões Gran Caravan para interligar em dez cidades, três a quatro vezes por semana, com o Aeroporto Afonso Pena. Há duas vantagens no modal aéreo para o passageiro que embarca em Beltrão. Em menos de duas horas ele chega no Afonso Pena, pode cumprir algum compromisso na capital até o final da tarde. Quem precisa pegar voos em conexão, a TwoFlex mantém parceria com a GOL Linhas Aéreas. A partir do Aeroporto Afonso Pena há voos da Gol de tarde e à noite para diversas capitais brasileiras.

O empresário Anézio Wessling, vice-prefeito de Eneas Marques, foi a Porto Velho a partir do voo de Beltrão. Duas funcionárias da indústria de manteigas e derivados Concen, ainda em construção, foram a São Paulo domingo e devem retornar hoje com os voos das parceiras Gol/TwoFlex.

Beltrão e região possuem indústrias de portas, de móveis, utensílios domésticos, agroindústrias – leite, suínos e aves –, cooperativas de crédito (Sicoob Vale Sul, Sicredi Iguaçu, Evolua e Cresol) e instituições de ensino superior que atraem estudantes de todo o Brasil e promovem eventos o ano inteiro. Por isso, lideranças da Prefeitura de Beltrão, da Acefb e Condef acreditam que é possível consolidar a linha aérea.

 

Nova linha
Dia 22 de outubro, a companhia TwoFlex iniciou os voos nas terças, quintas e domingos entre os aeroportos Afonso Pena (São José dos Pinhais) e Paulo Abdala (Beltrão). A saída é do Afonso Pena às 12h15 e a chegada em Beltrão às 14h15. De Beltrão, o avião sai às 14h35 e chega no Afonso Pena às 16h25. A TwoFlex opera a linha com um avião Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove passageiros, mais o piloto e co-piloto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques