A previsão é da coordenação do programa Novos Caminhos.

O governo municipal tem planos audaciosos para suprir o deficit de mobilidade de pedestres em Francisco Beltrão. Até o final deste ano, a Prefeitura pretende construir 35,5 mil m² de calçadas em diversos pontos da cidade, através de projetos próprios e de parcerias com os moradores do Centro e bairros.
A maior quantidade de calçadas deve ser feita por meio do programa Novos Caminhos, em que os proprietários de imóveis pagam apenas o paver e a administração municipal custeia a mão de obra e os produtos complementares para instalação. O programa está tendo uma aceitação tão boa que em três meses foram feitos mais de 2,4 mil m² de calçadas em 54 pontos da cidade e outros 242 moradores já estão com os serviços incluídos no cronograma da Secretaria Municipal de Urbanismo. Mais 17,5 mil m² devem ser feitos ao longo do ano através do Novos Caminhos.
A Prefeitura pretende ainda melhorar as condições de acessibilidade em equipamentos públicos e locais com grande tráfego de pedestres, prevendo mais 10 mil m² de passeio. Neste formato, o município paga sozinho a construção da calçada, que é feita com concreto usinado e já iniciou pela Rua Curitiba, nos fundos do Ginásio Arrudão. Nas próximas semanas, serão feitas as calçadas no entorno da 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretan), no Bairro Luther King, e no acesso ao Bairro Jardim Itália.
Os bairros também serão contemplados pelo processo de melhoria das calçadas. Pontos que servem de ligação entre locais de grande fluxo irão ser pavimentados com lajotas sextavadas, com previsão de construção de 5 mil m² neste modelo.
R$ 560 mil em investimentos
O prefeito em exercício, Eduardo Scirea (PT), visitou algumas das calçadas construídas pela administração municipal e destacou a melhoria da segurança de pedestres. “Nosso objetivo é melhorar as condições das calçadas para evitar acidentes, tanto atropelamentos quanto quedas, e oferecer mais conforto aos pedestres”, afirmou Scirea, que visitou os locais acompanhado do diretor de Mobilidade Urbana, Alberto Andrade. “Agora estamos priorizando a área central da cidade, mas nos próximos meses vamos nos voltar mais aos bairros”, complementou o prefeito em exercício.
Mais de R$ 560 mil estão sendo investidos pela Prefeitura para melhorar as calçadas da cidade. Além de não estarem padronizados, muitos dos espaços dedicados aos pedestres estão danificados e tomados pelo mato ou não são pavimentados, gerando cerca de 30% das reclamações que chegam até a Secretaria de Urbanismo.
Novos Caminhos
Os proprietários de imóveis interessados na parceria devem aderir ao programa realizando um cadastro naà Secretaria de Urbanismo, que vistoria o local e, aprovando o projeto, autoriza e programa a execução do serviço. Atualmente, seis calçadas novas são feitas toda semana através do Novos Caminhos, que inicialmente está priorizando ruas dos binários e as vias da área central; outras etapas irão contemplar os bairros.