
Representantes do setor de habitação da Caixa Econômica Federal visitaram, na tarde de segunda-feira, o local em que estão as 19 residências de um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida afetado pela enchente da última semana. A ação foi resultado de uma reunião do superintendente da Caixa Edilson Zanatta e do gerente regional, Ézio Lena, com o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e o vice-prefeito, Eduardo Scirea (PT). O gerente da agência local, Ilto Bendo, também compareceu. “Estamos preocupados com esta questão e há algum tempo já vínhamos analisando possíveis soluções dentro do que é legalmente possível, mas agora a Caixa também parece estar sensibilizada e disposta a colaborar conosco para equacionar este caso e atender as pessoas afetadas”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto.
As famílias atingidas pela enchente no bairro Pinheirão haviam sido contempladas pelo programa Minha Casa, Minha Vida em 2011, para serem retiradas de áreas de risco. O problema é que parte do conjunto habitacional sugerido pela Prefeitura na época está em uma área que também é alagadiça e onde a água que sobe do Rio Santa Rosa já inundou a rua e algumas casas por várias vezes.
Novo local
Ainda no ano passado, a Secretaria de Assistência Social fez o levantamento do caso e enviou para a análise da Caixa, para que as famílias sejam transferidas para um novo local.
Durante o encontro, também esteve na pauta a licitação da folha de pagamentos da Prefeitura e os projetos e convênios que o poder público mantém junto à Caixa.