6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeitura estuda ampliar em seis vezes o perímetro urbano dos distritos do interior

Proposta está sendo finalizada pela equipe técnica de planejamento urbano e será enviada à Câmara para análise.

Distritos beltronenses como Seção Jacaré poderão ter seu perímetro urbano ampliado.

A Prefeitura quer aumentar em seis vezes a atual área urbana destas localidades. 

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

- Publicidade -

Os quatro distritos fora da sede da cidade de Francisco Beltrão poderão ficar maiores. Após dois anos de estudos, a Prefeitura está finalizando uma proposta que prevê ampliar o perímetro urbano destas localidades, considerando uma tendência de crescimento das vilas nos últimos anos. É que, devido à facilidade de acesso e deslocamento — já que todos são ligados com asfalto —, os distritos se tornaram uma opção interessante para quem procura morar com mais tranquilidade e num terreno maior.

Na prática, essa ampliação vai permitir a implantação de novos loteamentos em áreas que atualmente só poderiam ser usadas para lavoura ou pecuária. O diretor de Planejamento, Dalcy Salvatti, ressalta que as regras para implantar um empreendimento imobiliário na área urbana dos distritos são as mesmas de quem faz um loteamento na cidade — precisa ter infraestrutura, rede de água e energia, canalização pluvial, pavimentação e toda a estrutura que permite a subdivisão e emissão de documentação. “A única diferença é que os proprietários dos imóveis não pagam IPTU, segundo definiu uma lei municipal”, completa.

A proposta
O JdeB teve acesso ao estudo prévio elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUB) que prevê aumentar a área do perímetro urbano dos distritos dos atuais 132 hectares para 851 hectares. A localidade com menor impacto é a de Jacutinga, a mais distante da sede da cidade e onde se verificou não haver uma demanda grande por novas áreas urbanas. Por outro lado, Seção Jacaré vai ter sua área ampliada 15 vezes: vai contemplar o povoado de Seção Progresso e boa parte da margem do Rio Santana até a divisa com Bom Sucesso do Sul.

O Distrito de São Pio-X (Km 20) deve passar de 100 hectares com a ampliação, uma forma de conter a expansão de condomínios rurais irregulares no entorno, e em Nova Concórdia a área urbana vai contemplar ainda a Vila Rural Água Viva e o povoado de Rio do Mato. As ampliações já estavam previstas no novo Plano Diretor de Beltrão, mas a proposta deve ser finalizada nas próximas semanas e enviada à Câmara de Vereadores para análise e votação.

Desenvolvimento
Todos estes distritos foram criados nos anos 60 e 70 e chegaram a ter importância igual à da sede da cidade, com elevado número de moradores, hospitais, escolas e até subprefeitos em determinadas épocas. Francisco Beltrão já teve dez distritos administrativos, que foram sendo extintos ou se emanciparam (como Jaracatiá – atual Eneas Marques – e Salto do Lontra).

Nos quatro distritos atuais, a população continua tendo acesso a serviços básicos de educação, saúde e lazer e em todos, recentemente, foram instaladas escolas ou unidades de saúde, além de obras de pavimentação. Dalcy acredita que, caso a ampliação seja efetivada, “as localidades terão um salto de desenvolvimento e voltarão a crescer”, atraindo novos moradores.

Com exceção de Jacaré, que teve uma pequena ampliação recentemente para abrigar a nova escola, os distritos nunca tiveram qualquer alteração sem eu perímetro urbano desde a criação, há cerca de 50 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques