
As máquinas da Prefeitura de Francisco Beltrão iniciaram segunda-feira, 2, a preparação da Rua Pato Branco, no bairro Água Branca, que será pavimentada e irá virar uma avenida. Retroescavadeira, escavadeira e até um rompedor são utilizados nesta etapa, em que é feito o nivelamento da via para evitar aclives e declives, e é melhorado o acesso a ruas transversais. Além do nivelamento, a Prefeitura ainda transferirá postes de iluminação pública em alguns pontos e fará a galeria pluvial.
A nova avenida será feita em uma rua já existente, que vai desde o entorno da capela do bairro São Cristóvão até a PR 483, no Água Branca. A estrada foi o primeiro acesso à antiga Vila Marrecas e somente agora, com o surgimento de loteamentos nas proximidades e consequente urbanização, será pavimentada com calçamento.
O investimento na avenida é de quase R$ 1 milhão, boa parte dos recursos oriundos do Governo Federal, através de emenda no Ministério das Cidades feita pelo deputado Assis do Couto (PT).
Área bem valorizada
A ampliação da via e sua urbanização é uma reivindicação dos moradores, proprietários de terrenos e imobiliárias que possuem loteamentos naquela região. Nos últimos quatro anos surgiram quatro loteamentos naquela região da cidade, apontada como promissora em negócios imobiliários por estar próxima da saída da cidade, do Hospital Regional, do futuro campus da Unioeste e do Centro Regional de Especialidades (CRE) e do futuro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Droga que será construído pela Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS).
Há informações extra-oficiais de que outros três loteamentos podem ser abertos nos próximos meses.
Michele Lopatiuck, que trabalha de vendedora, mora com o marido e a filha nas proximidades onde começou a ser executadas as obra. Naquela área são cerca de 20 casas já construídas e que necessitam da pavimentação da via pública para ir ou voltar do trabalho ou escola. Michele lembra que há dois anos os moradores vêm reivindicando da prefeitura a pavimentação desta rua. Por isso, a expectativa das famílias é que a pavimentação se concretize. “Quero agradecer à prefeitura por iniciar esta obra”, diz a moradora.