O projeto foi elaborado por engenheiros da Prefeitura e prevê novidades na área do Córrego e da Avenida.

Máquinas e caminhões fazem o serviço de desassoreamento do rio.
Foto: Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Viação e Obras de Francisco Beltrão está dando sequência ao projeto de revitalização do Córrego Progresso e Avenida Progresso, no Bairro São Miguel. Terça-feira, 26, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) acompanhou os trabalhos.
No momento está sendo realizada a limpeza do córrego, principalmente as laterais, onde há necessidade da reconstrução das proteções para evitar desmoronamentos. Num dos trechos o muro de pedra acabou caindo no leito do rio.
Um terço do projeto já foi concluído, inclusive com o asfaltamento da avenida, dos dois lados do córrego. Agora mais uma etapa está em andamento. A ação também visa coibir os alagamentos em períodos chuvosos.
Moradora na expectativa
Dona Neli Rodrigues da Silva nasceu naquela região. Os pais moram num trecho da Avenida Progresso e ela, depois que casou, foi morar numa outra casa na mesma via pública, também no Bairro São Miguel. Neli, que é dona de casa, está na expectativa de que as melhorias sejam concluídas.
Embora tenha calçamento em frente da casa, dona Neli conta que quando chove, forma-se barro e poças d’água e, por isso, fica difícil até de sair da residência. Moram na casa quatro pessoas – casal e dois filhos. A dona de casa está confiante que as melhorias serão concluídas. “Tomara que comecem e não parem”, disse. É que ontem as máquinas e caminhões não estavam trabalhando no local.
Neli espera que a via seja asfaltada para acabar com o barro e poças d’água quando chove. “Era bom [que asfaltassem], daí não fica tão molhado [aqui]”, comentou. Ela conta que o muro que havia no córrego caiu faz uns dois anos.
Projeto experimental
O secretário de Obras e Viação, Claudio Borges, explicou ao JdeB que neste trecho será feito um experimento. Ao invés da construção do muro, será feito um gabião (Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência), com a colocação de pedras em declividade de 45 graus e com o uso de concreto. O projeto é do engenheiro civil Vânios Biel, que trabalha na Secretaria de Viação e Obras. Claudio diz que nesta etapa não está previsto o asfaltamento deste trecho.