Tema ainda tem muito a ser explorado e acompanhado pela sociedade do Sudoeste.

JdeB – O pedágio passará a ser um tema constante para o Sudoeste do Paraná. Esta é a única região do Estado a não ter rodovias administradas pela iniciativa privada e está contemplada no novo plano de concessão federal. Desde as primeiras especulações de que haveria estudos sobre a privatização do Corredor Sudoeste, o JdeB vem abordando os impactos e necessidades das rodovias e as opiniões de quem as utiliza. Já são três anos de cobertura sobre o tema.
Desde então, dezenas de matérias e artigos de colunistas foram elaborados. Temas como o debate sobre conciliar as obras necessárias e preços baixos, os principais pontos de gargalos, as obras previstas, os pontos de localização das praças, detalhes dos estudos da ANTT, o impacto para a economia regional, a mobilização de lideranças e os desdobramentos da proposta para a sociedade. Parte desse material virou uma série de reportagens que venceu o Prêmio Fiep de Jornalismo, organizado pela Federação das Indústrias do Paraná, na categoria Destaque Regional – Sudoeste e Sul.

O jornalista Leandro Czerniaski, autor das matérias, foi reconhecido na cerimônia realizada em abril, em Curitiba, e nesta semana recebeu o troféu, certificado e uma carta do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, parabenizando o Jornal de Beltrão “por investir em jornalismo de qualidade”. Outros veículos de comunicação, como a Revista Globo Rural, Folha de Londrina, Gazeta do Povo, RPC TV e G1 também foram premiados pela entidade em diferentes categorias.
O tema do pedágio, no entanto, não acabou e deve ser constante nas páginas impressas e on-line do JdeB, que há duas semanas noticiou a possibilidade de reajuste das tarifas antes mesmo do leilão. A primeira etapa do debate, sobre a proposta do governo, a necessidade de adequações e o envolvimento de setores da sociedade, já foi superada. Agora ainda falta lançar o edital – o que deve ocorrer até fim do ano – verificar o processo de início da implantação e acompanhar o cronograma de obras. Ou seja: ainda tem muito assunto pra virar notícia.
