Presidente Benício Albano Werner e o tesoureiro Marcílio Drescher prestigiaram o encontro no Município.

O gerente da filial da Afubra de Francisco Beltrão, Atacir Nicolodi, ficou satisfeito com o comparecimento de produtores associados na pré-assembleia que aconteceu ontem de manhã, no auditório da loja.
“Olha, foi acima do esperado”, disse, referindo-se aos cerca de 60 presentes.
É tradição da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) promover esses encontros regionais preparatórios, antes do ano-safra, para definir metas e estabelecer compromissos que serão ratificados na assembleia gera – que será realizada dia 15 de julho, um sábado, em Santa Cruz do Sul.
O presidente da associação, Benício Albano Werner, e o tesoureiro, Marcílio Drescher, estiveram presentes.
“O motivo da nossa presença é ter esse contato com nosso quadro social, levar a pauta da assembleia geral para que ela seja do conhecimento de todos, esclarecendo dúvidas também”, disse Benício.
Uma novidade para este ano-safra é a redução da fixação da taxa de contribuição – uma espécie de seguro para os associados. Dos atuais 6%, passará a 5,4%.
“É o nosso fundo de reserva”, resume Benício.
Outro assunto que estará em evidência na assembleia é motivar os produtores através da máxima “menos é mais”, ou seja, que o volume plantado seja exatamente o volume contratado, sem excedente, que poderá dar prejuízo.
Para toda essa política de debate e metas e compromissos associativistas, a Afubra tem uma “moeda própria”, a URM (Unidade Referencial Mutual), por onde passam as contribuições e benefícios dos associados.