
JdeB – Conhecida por sua atuação como professora e filha do pioneiro Reinaldo Sass, Marilda está em uma situação delicada. Professora aposentada, foi diagnosticada com demência há quatro anos e, há alguns dias, sofreu um AVC fulminante. A previsão é que ela saia do hospital amanhã, após dez dias na UTI e mais alguns na enfermaria, mas a necessidade de cuidados constantes exige que ela fique em um local apropriado, como uma casa de repouso.
A sobrinha Cleís Sass – filha do Algair – reside em Curitiba e é a única familiar com responsabilidade afetiva de Marilda. Ela criou uma campanha para arrecadar dinheiro e custear as despesas com os cuidados da tia. “A doença trouxe uma desorganização da vida da tia Marilda em vários aspectos, principalmente o financeiro. Tanto que sua aposentadoria está bloqueada e ela não possui recursos para ter profissionais ou um espaço adequado”, justifica.
A campanha é feita de forma on-line, através da plataforma Vakinha. A sobrinha pede que colegas de profissão, ex-alunos e conhecidos colaborem com qualquer valor para ajudar a professora Marilda neste momento. “Ela não sabe quem é, quando nasceu, enfim, precisa de um suporte integral e não temos condições de bancar isso”, relata Cleís, que também cuida da mãe e uma irmã doentes.
Professora e artista
A professora Marilda tem 77 anos e é filha dos pioneiros Reinaldo Sass e Marta Komar. Estudou no Instituto Nossa Senhora da Glória, fez faculdade em Curitiba e Palmas e foi professora. Chegou a dirigir o colégio que leva o nome de seu pai, no Bairro Alvorada. Também se dedicou às artes plásticas e pintou quadros que mostram essa sua relação com a Beltrão de antigamente. Cleís pensa até em leiloar algumas obras para custear as despesas com a tia.
Escaneie o QR Code para contribuir
