Em nível estadual participam da coordenação três secretarias e o IDR.

Centenas de Famílias de Francisco Beltrão estão sendo beneficiadas com alimentos do Programa Compra Direta, que tem o objetivo de contribuir com a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Compra Direta é coordenado no Paraná pelas secretarias estaduais de Agricultura, Saúde, Justiça-Trabalho-Família e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR). A coordenação no município é da Secretaria Municipal de Assistência Social. O programa permite acesso à alimentação saudável, além de incentivar a agricultura familiar, que fornece os alimentos.
Famílias atendidas
Estão sendo beneficiadas 700 famílias de seis equipamentos da Assistência Social. São oito mil quilos de alimentos ao mês. O repasse é feito através dos serviços e programas socioassistenciais prestados pelos centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Cidade Norte, Padre Ulrico e São Miguel, Creas, Casa de Passagem e Casa Abrigo.
24 mil quilos
As entregas iniciaram na segunda quinzena de junho e estão previstas para um período de três meses. Ao todo serão distribuídos 24 mil quilos de alimentos. Alguns produtos são entregues todas as semanas e outros uma vez ao mês.
A secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, comenta que “a iniciativa do Estado é importante e complementa as demais ações desenvolvidas pela administração municipal”. Ela explica que, diante da nova realidade em decorrência do coronavirus, foi necessário readaptar o acompanhamento das famílias para atender as novas demandas que estão surgindo.
“As contribuições para a garantia da segurança alimentar são fundamentais e nossos técnicos não tem medido esforços para que estes alimentos cheguem até as famílias em vulnerabilidade”, enfatiza Nádia.
Estão credenciadas no município a Cooperativa Agropecuária Familiar Rural (Coafar), Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) e a Cooperativa Regional dos Viticultores do Sudoeste (Copervin). As famílias recebem feijão, fubá, produtos panificados, hortaliças, frutas, legumes, temperos e suco de uva.
O programa foi lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) para auxiliar as famílias que vêm enfrentando problemas de renda durante a pandemia do novo coronavírus.