Projeto Agrinho 2003 é apresentado
A princípio era para ajudar a resolver o problema do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de algodão, mas o Projeto Agrinho cresceu e as crianças do Paraná somam l milhão e 600 mil pessoas envolvidas na preservação da natureza, melhoria da saúde e da agricultura.
Na tarde de ontem, professores das escolas estaduais e municipais compareceram ao Espaço da Arte para o primeiro encontro do Agrinho 2003. Participaram do encontro o prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Aires Vicente Tomazoni, representando a Secretaria Municipal de Educação, professor Luís Carlos Niederheitmann, o presidente do Sindicato Rural, Aryzone Mendes de Araújo, o presidente do Núcleo Sindical do Sudoeste, Geraldo Giacomini, o supervisor regional do Senar, Neri Munaro, representante da capital do Estado junto ao Projeto Agrinho, Josimere Aparecida Greem e a convidada especial, palestrante, Liana Márcia Justen.
A experiência Agrinho deu certo e o projeto ampliou-se para todo o estado. Neste ano, além dos temas Meio Ambiente, Cidadania e Saúde, o Trabalho e o Consumo também estão sendo abordados. No estado, em 2002, foram premiados 278 estudantes e professores do ensino fundamental. Participaram do projeto 26 mil professores e 1 milhão e 600 mil estudantes. Na região foram mais de 5 mil professores e 135 mil estudantes. Foram obtidos 23 prêmios na região e realizados 44 encontros atendendo todos os municípios.
As modalidades de premiação são: experiência pedagógica, município Agrinho, redação e desenho. O projeto está ganhando reconhecimento nacional e internacional. Vários estados estão montando projetos baseados no Agrinho e prêmios internacionais estão sendo ganhos, principalmente considerando a amplitude do programa e o pouco gasto de dinheiro público. Francisco Beltrão é a cidade pólo da microrregião. Aqui muitos projetos e programas sociais e educacionais são realizados em benefício da população do município. Mas, pela importância da cidade no contexto regional eles irradiam influência em todo o Sudoeste. Após a apresentação do projeto, a palestrante Liana Márcia Justen coordenou os trabalhos.