São quadros e esculturas beltronenses; artistas da região também serão convidados.
Os artistas plásticos e escultores de Francisco Beltrão e região passam a contar com um espaço para exposição de suas obras. Ontem, houve o lançamento do Projeto Arte na Torre, que permitirá exposições no mirante da Torre da Concatedral, a coordenadora da Torre da Concatedral, Marlene Meurer, e artistas locais, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação.
Por iniciativa dos artistas ficou decidido que na primeira exposição será realizada uma coletânea de vários artistas plásticos. Logo depois serão feitas exposições mensais com obras de um ou dois artistas juntos. As visitações ocorrerão nos horários normais da Torre.

Mão dupla
Os pronunciamentos das autoridades foram breves e marcados pelo entusiasmo. Vilmar Mazzetto destacou que o projeto “é um marco para as artes plásticas de Francisco Beltrão”. Inácio Pereira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comentou que “pra nós também é uma oportunidade” e “é uma mão dupla”. É que o setor de Turismo e a coordenação da Torre estão sob o organograma da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com mais atrações na torre há possibilidade de atrair mais pessoas, divulgar as potencialidades dos artistas locais, as artes e as opções de turismo locais.
Mazzetto também disse que pretende abrir a possibilidade de artistas da região exporem seus trabalhos no mirante da torre. Este convite deve ser feito no encontro mensal da 14ª Regional de Cultura, que reúne diretores e secretários da área.
Dez artistas
Os primeiros trabalhos expostos são dos artistas plásticos Elizangela Cavali, Maria das Graças Damschi, Ivonete Medeiros, Ivah Borghezan, Michele Arenza, Rosangela Catarina Melnik, Tita Blasius, Larissa Ambrosini, Doris Cresolli e do escultor Marks. Serão colocadas luzes para destacar mais as obras, principalmente à noite.
Ivonete Medeiros pinta quadros desde criança. Há 30 anos abriu seu ateliê e começou a dar aulas de artes plásticas. Quadros dela também estão expostos nesta primeira mostra.
Ivonete Medeiros contou que vários dos artistas que estão expondo foram seus alunos. A artista estava admirada com a exposição. “Tá bem lindo, eu não imaginava que seria aqui, me surpreendi. Vai valorizar muito mais”, comentou.
Ivonete Medeiros achava que a exposição seria no hall de entrada da torre. “As pessoas vêm olhar pra fora [em direção à cidade] e vão poder olhar as paredes com os quadros”, comentou.