Cada projeto será apreciado por três bancas com poder de decidir sobre a viabilização e alavancagem das ideias mais promissoras.

A Universidade Paranaense (Unipar), por meio dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, promoveu a banca interna dentro do cronograma de atividades do Projeto Startup Garage, uma parceria da Unipar com o Sebrae. A banca interna para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos é uma etapa do Garage, que conta no total com três bancas.
A primeira, a banca interna, é composta por professores da instituição. A segunda banca, será composta por consultores do Sebrae, e a terceira e última banca será de investidores para a viabilização e alavancagem dos projetos.
A banca interna, realizada na Unipar de Francisco Beltrão, contou com os professores Sérgio Bueno Fernandes, Fábio Córdova e Carine Zago. O consultor do Sebrae, Hector Felipe Cabral, acompanhou os trabalhos que foram realizados remotamente pela plataforma Zoom.
O Projeto Startup Garage visa incentivar os alunos para o empreendedorismo, criando um ambiente de inovação, resultando em um modelo de negócio para a venda de bens ou a prestação de serviços, ou ainda visando inovar nos processos dentro de uma organização.
De acordo com o professor Idair Edson Marcello, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unipar, o Projeto Startup Garage está em sua segunda edição, na universidade, e os modelos de negócio criados pelos alunos são incubados na estrutura da Prefeitura Municipal, no parque de exposições. “É uma importante ação para a geração de renda e trabalho, incentivando o empreendedorismo aos nossos alunos.”
O professor Sérgio Bueno Fernandes, que participou da banca de professores, frisa que a ideia é colaborar com os projetos apresentados dando opiniões e solicitando que os alunos olhem para a sua ideia de negócio como clientes e não como proprietários. “Provocamos os alunos a buscar, nos seus projetos, um diferencial daquilo que é oferecido por empresas similares. Particularmente os alunos foram provocados a criar um negócio que tenha recorrência em suas receitas e com potencial de escalabilidade”.
Ideias inovadoras
A professora Carine Zago ressalta que é gratificante poder colaborar com o Projeto Startup Garage e incentivar essas ideias inovadoras. “Ideias essas que possuem muito potencial para se tornar um negócio. Buscamos confrontá-los com algumas situações, exemplos e desafios para contribuir e ajudar a aprimorar seus projetos.” O professor Fábio Córdova reitera a importância do projeto: “é uma oportunidade que a instituição, em parceria com o Sebrae, oportuniza aos estudantes de se envolverem com o mundo do empreendedorismo, saindo da zona de conforto, questionando e confrontando pontos importantes para a vivência profissional”. E finaliza: “É uma maneira de unir a teoria com a prática”. O projeto Startup Garage conta com sete equipes (1 – GrowerJob, 2 – Faxinatrix, 3 – Têmis, 4 – A dream called USA, 5 – Start to Begin, 6 – Web, e 7 – Imediato Soluções) e encerra no dia 27 de novembro com a banca final com investidores.