17.8 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

CRESCER SOLIDÁRIO

Projeto vai atender crianças e adolescentes do Padre Ulrico

Os primeiros cursos já estão acontecendo, mas inauguração deve ocorrer este mês.


JdeB – O Rotary Club Francisco Beltrão Úrio Park dará início, oficialmente, ao projeto Crescer Solidário em abril, no Bairro Padre Ulrico. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas antes mesmo da inauguração do projeto. William Aman, presidente do Rotary Úrio Park, diz que o Crescer Solidário faz parte da Associação da Juventude (Ajar) no Padre Ulrico e passará a contar com o forte apoio do Rotary e empresas e entidades parceiras.

“Esse projeto é amplo, com mais de R$ 300 mil em investimentos que foram buscados pelo clube para que pudéssemos, de fato, fazer com que ele acontecesse. Hoje nós temos sete salas que estão sendo preparadas para o atendimento ao público”, explica. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer atividades extracurriculares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo aprendizado, desenvolvimento e inclusão.

Os cursos panificação e balé – três turmas –, de assistente administrativo, de imagem pública e agora vai iniciar o curso de oratória. As primeiras capacitações começaram no ano passado e já foram atendidos 200 alunos. Todos os cursos são promovidos gratuitamente para as crianças e adolescentes. William diz que a pretensão é atender 300 alunos por semana. “Nós temos uma sala de panificação que foi feita inteira. Temos lá uma sala do projeto também que é para a área da beleza e uma sala que é um auditório para cursos administrativos, uma sala de informática, uma sala voltada às aulas de inglês, que também já acontecem há dois anos pelo projeto [da Ajar], agora a gente está melhorando ele, e a sala de balé é luta [artes marciais] que nós temos, além de uma sala mágica”, relata o presidente do Rotary. 

- Publicidade -

O projeto funciona num imóvel cedido pela Igreja Quatro Fases do Evangelho, na esquina da Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração. Foi acertado um comodato por 15 anos. William cita o apoio da Igreja Quatro Fases do Evangelho, do Conselho da Comunidade, da Cresol, entre outros parceiros. “Nós temos parceria com o sistema S, alguns profissionais são liberados ali e nós temos também os profissionais que são voluntários.”

As aulas de balé são ofertadas de manhã, mas, como estão sendo feitos os acabamentos de algumas salas, poderão ser ofertadas turmas também no final da tarde e à noite. Mas William diz que a proposta é utilizar o espaço com cursos de manhã, de tarde e de noite.

O projeto está dentro da Associação de Jovens e Adolescentes ao Resgate (Ajar). “A equipe da associação faz a divulgação na comunidade e aí é feita uma lista, os interessados se inscrevem naquele link que é divulgado e o chamado é feito de acordo com a sua inscrição, é aberto para a comunidade no Padre Ulrico, mas também para toda a cidade, claro que 99% dos alunos são do Padre Ulrico”, esclarece.

William relata que foi promovido um curso de panificação e 11 alunos se formaram e foram conseguidas mais de 19 vagas de emprego para esses alunos. Para o curso de assistente administrativo, na primeira semana de aulas foram conseguidas quatro vagas de emprego que foram oferecidas para os alunos. “Então, além das aulas de balé, que são voltadas mais a uma questão social, nós temos a parte profissionalizante do projeto, que é o que o Rotary, assim como a Associação da Juventude, também defende, que o foco do trabalho dentro desse projeto, além das crianças, é atingir um público jovem que é qualificar mão de obra para o trabalho”, explica o presidente do Rotary.

Cada curso tem uma faixa-etária de alunos a ser atendida. Para o balé, os alunos são aceitos a partir de cinco anos de idade.  Para o curso de Inglês a partir de 8 anos. Para os cursos profissionalizantes a partir de 14 anos alguns e outros, a partir dos 18 anos. É o mínimo de idade, mas nós não temos o máximo. “Então, os cursos profissionalizantes nós aceitamos independentemente da idade acima da faixa etária mínima”, ressalta William.

Além destes cursos e outros já previstos, o projeto contará com cursos profissionalizantes para jovens e adultos, visando a inserção no mercado de trabalho. Essa formação será oferecida em parceria com Senai, Senac e Sebrae, na modalidade “In Company”, utilizando a estrutura da Ajar.

Inaugura dia 24

A solenidade inaugural deve ocorrer dia 24 de abril. Serão convidadas autoridades, representantes das entidades e empresas e parceiras e amigos que vão conhecer o projeto e moradores do bairro. É esperada a presença do governador do Distrito 4640 do Rotary, Luiz Carlos Alves de Oliveira, e os presidentes dos clubes de Rotary. “Vai ser uma grande festa essa inauguração”, prevê William.

Osmar Lourenço ministra curso de cabeleireiro

A sala para os cursos de corte de cabelos. FOTO: Divulgação/Rotary Úrio Park

JdeB – Osmar Lourenço, do Flor Barbearia, do Bairro Industrial, também contribui com o projeto no Rotary Francisco Beltrão do Park, ministrando o curso de cabeleireiro para adolescentes do Bairro Padre Ulrico. 

A primeira turma iniciou neste mês. Este será o segundo curso, porque Osmar já tinha aplicado a capacitação, porém, ele diz que “a nossa estrutura era bem precária. Agora, com o apoio do Rotary, a gente está com uma estrutura montada, com as cadeiras, espelhos, e a ideia é manter esse curso tendo de duas a três turmas por ano, formando entre quatro a seis alunos por turma, dependendo da demanda que nós vamos ter. A ideia é fazer com que esses adolescentes, jovens e adultos tenham uma capacitação e consigam ter novos empregos ou até mesmo abrir seu negócio, com a barbearia”. No entanto, Osmar ressalta que, para abrir uma barbearia ou salão, ”é algo que demanda muito investimento no começo, mas é bom para eles conseguirem montar o seu espaço, ter uma renda extra também e, assim, conseguir um avanço profissional, que essa é uma carreira que hoje em dia está bem alta, sendo bem procurada e tendo bastante especialização na área”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques