21.4 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Unioeste

Provas do vestibular aplicadas em dia de forte calor

JdeB – As provas do vestibular 2024 da Unioeste, campus Francisco Beltrão, transcorreram dentro da normalidade. A informação é da comissão central do vestibular (CCV). As provas foram aplicadas de manhã e de tarde, domingo, 17, em nove cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para o campus de Francisco Beltrão estavam inscritos 2.131 candidatos. Não compareceram 27,5% dos candidatos. As provas foram aplicadas nos campi da Unioeste e Unipar. A disputa pelos oito cursos do campus beltronense atraiu candidatos principalmente do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cursos mais concorridos foram Medicina e Direito.

Sem problemas

- Publicidade -

Andreia Rosso, da CCV da Unioeste de Beltrão, comentou que “correu tudo dentro da normalidade, apesar do calor tivemos poucos atendimentos pela equipe de enfermagem. Foram disponibilizados copos para os candidatos que não trouxeram garrafa pra beber água”. A cidade registrou temperatura acima de 33 graus à tarde.

Pela manhã foram aplicados os exames de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, mais a redação; e de tarde foi a vez de biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e  sociologia. Foram, no total, 99 questões.

Total de candidatos

Eram esperados 14.561 estudantes para o vestibular, visando a disputa de 1.239 vagas na modalidade vestibular, 125 vagas na modalidade Prova Paraná, realizando apenas a redação no período da manhã, além dos quase dois mil estudantes que se inscreveram para o vestibular seriado, respondendo questões relativas ao primeiro ano do Ensino Médio.

 O vestibular 2024 já é um sucesso, garante o reitor da Unioeste, Alexandre Webber. “Desejo sucesso a essa moçada, que assim como eu, que há cerca de 30 anos estive realizando o sonho de ingressar em uma universidade pública, tenham êxito e passem a fazer parte da nossa Universidade. A Unioeste é um importante agente transformador da sociedade em toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná”.

Prova Paraná

Os alunos inscritos para as vagas ofertadas na modalidade Prova Paraná, cumpriram apenas a etapa da manhã, com a elaboração da redação. A média das quatro provas aplicadas durante o ano de 2023, será somada à nota obtida no último domingo, gerando assim uma nota final e classificação própria, disputando duas vagas em cada curso disponível.

Gabarito provisório

O gabarito provisório seria divulgado no site da instituição ainda ontem, 18. Para acompanhar demais prazos, o candidato deve ficar atento ao edital e as publicações no site oficial do vestibular, www.unioeste.br/vestibular.

A lista de aprovados deve sair até o dia 5 de fevereiro.

Estudantes da região disputam vagas em Beltrão

A estudante Gleyci da Silva veio de carro de Verê para fazer as provas. Ela estudou no Colégio Estadual Arnaldo Busato e concluiu o ensino médio em 2023. Concorre às vagas para o curso de Direito. Foi o seu terceiro vestibular neste ano.

Celso Gonçalves Leite Júnior, de Dois Vizinhos, concorreu como treineiro. Ele cursa o 2º ano de Educação Geral no Colégio Estadual Germano Stédile, da Linha Santa Lúcia, e quer fazer Medicina. Celso participou do vestibular pra ganhar experiência. Ele diz que sofreu um pouco na sala por causa do forte calor. Seu pai, seu Celso Gonçalves Leite, agricultor, veio junto e disse que o filho é aplicado nos estudos.

Larissa Brandalise dos Santos, de Salto do Lontra, prestou vestibular para Medicina. Foi o seu primeiro vestibular. Ela estudava no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, de Salto do Lontra, e fez o vestibular pela modalidade Prova Paraná. Além das aulas normais, ela fez um cursinho on-line e disse que estudou bastante para as provas. Ela veio a Beltrão com a mãe para fazer as provas.

Celso Gonçalves e o filho Celso Gonçalves Júnior. Foto: Flávio Pedron/JdeB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques