9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Quando comemorar: 14 de dezembro ou 14 de novembro?

Cinco anos após a mudança da comemoração, no meio empresarial, as opiniões são divergentes.

Passados oito anos da mudança da data de comemoração do aniversário do município de Francisco Beltrão, de 14 de dezembro para 14 de novembro, ainda há controvérsia. Há opiniões a favor e contra. A mudança foi discutida por entidades empresariais – Acefb e CDL – com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O projeto foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Wilmar Reichembach (2009-2012).
Confira as opiniões

Comemorar no dia certo, 14 de dezembro
Edgar Behne, diretor da Marel Indústria de Móveis, da Acefb e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

“A minha opinião é que o aniversário do município deve ser comemorado no dia certo, ou seja, no dia 14 de dezembro. Mas, se por um motivo ou outro precisa ser mudado, na minha opinião, deveria ser no domingo mais próximo do dia 14 de dezembro. Até porque, nós temos um excesso de feriados no Brasil, então se nós temos a oportunidade de mudar e diminuir o tanto de feriados, eu acho que essa seria uma situação.”

- Publicidade -

 

Em novembro, uma semana não produtiva
Franciele Fries, gerente do Francisco Beltrão Palace Hotel.
“Para o ramo de hotelaria [esta data 14 de novembro] acaba afetando, pois como nosso cliente é predominantemente executivo, um feriado tão prolongado, os clientes que vêm atender somente a cidade acabam não vindo para a região nesta semana, pois consideram uma semana não produtiva”.

 

Que fique 14 de novembro
João Manoel Rios, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef): “Em relação ao feriado do dia 14 de dezembro e 14 de novembro, na minha opinião que fique em 14 de novembro porque o pessoal já está habituado, e 14 de dezembro é um período que o pessoal está com muita compra também, tem empresas que abrem da mesma forma, então que continue 14 de novembro”.

 

Super apoio 14 de novembro
Vera Dal Pubel, presidente da CDL. “Eu acho que a data de aniversário do município não deve ser mudada. Deve permanecer sempre no mesmo [dia já definido]. Até, então, porque deve ser uma data respeitada, como nos outros municípios dificilmente o povo muda. Eu morei 23 anos em Cascavel e sempre foi 14 de novembro e não mudaram. E acho que não influencia em nada pro comércio. Eu super apoio que seja 14 de novembro.”

 

Não tem que haver troca
Marizane Brancalione, do Duet´s Restaurante e Núcleo de Gastronomia da Acefb. “Na verdade, tem que se comemorar realmente quando é a data. Não tem que haver troca. Para nós, comerciantes, é um pouco mais complicado no sentido de que são dois feriados juntos. Se for analisar novembro, nós temos três feriados. Três dias fechados complica na hora de pagar as contas. Mas no restante, na data que é tem que se comemorar. Nesse ano, como o feriado vai cair na quinta, boa parte dos ramos de empresas vão fechar na quarta-feira e retornam só na segunda-feira.”

 

Eu voltaria o feriado pra dia 14 de dezembro
Vilmar Bottin, presidente do Sindicato dos Lojistas de Francisco Beltrão. “A minha opinião é a seguinte: me parece que quem fez o movimento, na época, foram os lojistas. Porque dizem que no dia 14 de dezembro, o pessoal ia pro Paraguai comprar os presentes de Natal, aproveitavam esse feriado e não compravam no comércio local. Aí houve essa reivindicação polêmica, e passaram para o dia 14 de novembro. Veja bem, o dia 14 emenda com o dia 15 de novembro, nós já temos um feriado em novembro que é o dia 2 (Finados), que às vezes também cai durante a semana, e aí o comércio fica enormemente prejudicado com esses dois feriados. Você imagina, agora, que Francisco Beltrão, o nosso feriado, o pessoal começa a emendar quinta, sexta e sábado. Eu voltaria o feriado pra dia 14 de dezembro, essa é a minha opinião em função de serem muitos dias fechados, o comércio, num mês só”.

 

Entrar em dezembro com gás renovado
Rejane Bravo, proprietária de loja e ex-presidente da CDL: “Eu apoio [o feriado no dia 14 de novembro]. No mês de dezembro as pessoas estão muito focadas em vendas, o comércio em geral. E nós temos funcionários também. O que estava acontecendo: mês de dezembro, as pessoas tinham o feriado, a Prefeitura não trabalhava, creches eram fechadas e o comércio queria abrir pra não perder tempo, era um feriado, aproveitar que vinham pessoas de fora, porque era um momento de venda. E acontecia que os funcionários estavam com aquele dilema, trabalhando com foco no Natal, o movimento doido nas lojas e eles com crianças sem ter com quem deixar. Os funcionários ficavam divididos, uns não podiam trabalhar. Havia sempre aquela polêmica. O que acontecia? O feriado existia, todos nós deveríamos respeitar o feriado 14 de dezembro. Porém, muitos comércios queriam trabalhar e isso que acontecia. Era sempre essa polêmica. Esse período era estressante por conta dessa situação. Então foi antecipado pra 14 de novembro. Aí, juntamente com 15 de novembro, que é feriado nacional. Nesses dois dias as pessoas aproveitam pra dar uma esticada, uns descem para a praia, estende-se esse feriado, que nem agora vai coincidir com o final de semana, as pessoas podem tirar uns dias de descanso. E a minha opinião isso é muito valioso, porque, principalmente pro trabalho no comércio, as pessoas já entram em dezembro com gás renovado, porque tiram aqueles dias em novembro, e entram melhor em dezembro. Pra quê? Pra que as pessoas que vêm de fora, das cidades vizinhas, sejam bem atendidas e pra elas serem bem atendidas os lojistas e comerciários têm que estar com cara boa, bem tranquilos, com vontade de atender, esforçados. Então, este feriado veio bem a calhar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques