
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão, injeta aproximadamente R$ 2 milhões, por mês, na economia local. Os dados levam em conta a folha líquida de pagamento dos servidores, os auxílios recebidos por alguns alunos para a permanência na instituição, os custos para instalação no município e a média de um salário mínimo por aluno para se manter.
De acordo com o diretor-geral, Alexandre Alfaro, o valor é significativo e movimenta diversos ramos da economia. “Nossos alunos e servidores gastam com hospedagem, alimentação, transporte, vestuário, saúde e lazer. São valores que circulam todo mês e geram arrecadação”, declara o diretor.
Os números tendem a aumentar significativamente nos próximos anos, já que a unidade está pleiteando três novos cursos até 2016. “Com isso teremos o ingresso de 264 novos alunos por ano e, consequentemente, aumentará o número de servidores para atender a essa demanda”, afirma Alfaro.
Instituição com credibilidade
Para Marcos Guerra, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), uma instituição forte e com credibilidade como a UTFPR traz ao município oportunidades únicas para um desenvolvimento econômico sustentável e seguro. “Pessoas comprometidas com uma instituição de tal relevância, são importantes para o comércio local, pela sua contribuição financeira e educacional também. Importante as lideranças locais entenderem os investimentos da UTFPR em nosso município e quanto pode crescer com fomento de rendas e conhecimento para o município”, destaca Marcos.
Expansão e investimento
A universidade está em expansão e atualmente conta com cinco cursos regulares, sendo quatro graduações: Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos que deverá se tornar Engenharia de Alimentos já para o primeiro ingresso de estudantes, em fevereiro de 2015; e um curso mestrado em Tecnologia de Alimentos.
Além disso a UTFPR, vem investindo aproximadamente de R$ 10 milhões em reformas e ampliação da unidade que está localizada na Linha Santa Bárbara. As principais obras são a de construção do novo bloco didático, com 4.300 metros² e um centro de convivência para os alunos.
Raio X da UTFPR em Beltrão
78 professores efetivos
44 técnicos administrativos
600 alunos nos cursos de graduação
4 cursos de graduação e 1 mestrado