Prefeito e Osmar Mazetto replicaram as palavras do padre Dilonei Muller, que veio de Pato Branco para manter uma tradição de oito anos em rezar a missa de aniversário da Raffer.

A Raffer Confecções manteve a tradição de comemorar seu aniversário com missa e almoço para todos os funcionários (perto de 300), autoridades do município e convidados. A celebração de ontem contou com o padre Dilonei Muller, que veio de Pato Branco para repetir sua presença que se repetiu nos últimos oito anos.
O semão de Dilonei, inclusive, foi tema também dos demais oradores, no final da missa. O padre falou que as pessoas andam hoje muito cheias de exterioridades, mas vazias de interioridades e daí vem essa insegurança que afeta muita gente. Ele recomendou aos pais que diariamente leiam pelo menos uma frase da Bíblia para seus filhos pequenos, para que cresçam fortalecidos na fé e menos vulneráveis a desencantos e depressões que se agravaram tanto ultimamente, ao ponto de termos a necessidade de criar campanhas como a atual contra o suicídio.
O prefeito Cleber Fontana deu razão ao sacerdote. Revelou que ele também estava precisando ouvir o que o padre disse. “A gente atende tanto problema diariamente que chega a esquecer do nosso objetivo final. Nós nos preocupamos tanto com obras, obras e obras, revolver problemas, asfaltar ruas, construir rodoviária, hospital, fazer pontes e viadutos, e esquece, às vezes, que as pessoas precisam realmente é daquele carinho, daquela atenção, que a gente procura dar, mas a rotina nos engole. Eu acredito que na empresa não é diferente, como na Prefeitura e em nossa casa. A gente acostuma tanto de chegar em casa ao meio-dia, comer correndo, ainda agora temos esta coisa aqui (mostrou o celular) que não nos deixa mais conversar direito, o pouquinho de tempo que sobra tem que ficar respondendo mensagens pelo Whatsapp, e se esquece, às vezes, de ter um contato com a esposa, com o filho – como foi hoje –, e vice-versa. Então essas coisas, nós estávamos até com saudade do padre Dilonei e ele nos deu esse chacoalhão que a gente precisava”.
O prefeito parabenizou a direção e todos os funcionários da Raffer e mostrou, inclusive por sua presença, o valor que lhe dá.
O proprietário Osmar Mazetto, ao lado da esposa Ivanilde, reforçou as palavras do prefeito com referências ao Dilonei, e dedicou boa parte de seu discurso, de 15 minutos, a recontar a história da Raffer, as dificulades que ele passou (chegou a andar de cadeira de rodas, após um acidente que o deixou 80 dias no hospital), mas nunca desanimou e recomendou que as pessoas persistam, em seus empreendimentos, acreditando no futuro, como aconteceu com ele quando chegou do Rio Grande do Sul apenas com a roupa do corpo e mais uma muda de roupa numa sacolinha. “Às vezes nós desistimos a troco de nada. Mas nós devemos seguir o exemplo da fé, da vontade, de garra, porque assim venceremos todos os dias qualquer obstáculo da vida”.
Osmar agradeceu a todos que estavam presentes, citando as autoridades nominadas (tinha bastante, o evento foi bem prestigiado), familiares e colaboradores. Pediu “que Deus nos ilumine e nos dê saúde todos os dias, para que a gente possa tornar essa empresa cada vez mais pujante, honesta e digna”.
Ainda antes do almoço, Osmar, com a esposa Ivanilde Folador Mazetto, prestou homenagem aos funcionários que estão completando 5, 10, 15, 20 e 25 anos de empresa.
