Na próxima segunda-feira, 27, deve começar também a reforma do Colégio Estadual Industrial.

Por Adolfo Pegoraro – Em outubro do ano passado, começou a obra de reforma total do Colégio Estadual Mário de Andrade, em Francisco Beltrão, estabelecimento de ensino que completou 60 anos de história em 2024 e que tem mais de 1.400 alunos. Segundo Marcos Bevilacqua, o Chocolate, diretor do colégio há 12 anos, o investimento do Governo do Estado é de R$ 5 milhões, recurso conseguido pelo deputado estadual Matheus Vermelho (PP).
“Realmente o Mário de Andrade completou ano passado 60 anos e precisava de uma ampla reforma. Essa obra está bem avançada, que vai desde uma pista de atletismo, reforma total da piscina, cozinha, alas administrativas, alas dos banheiros dos meninos e das meninas, e também as alas em que temos salas de aula, então toda a comunidade será beneficiada. Aquela reforma pontual já não estava mais resolvendo os problemas da escola. Agora vamos tentar dar boas condições para os alunos e professores no início do ano letivo, estou muito contente com a empresa que está executando a obra”, comenta o diretor.

A empresa que ganhou a licitação para a execução da obra é a Empremac, de Francisco Beltrão, que tem mais de 20 anos de experiência em obras públicas. “A obra do Mário de Andrade começou em outubro do ano passado, é uma reforma completa mesmo. Estamos fazendo um novo complexo esportivo, a piscina está sendo totalmente reformada, a parte do telhado estamos colocando telhas sanduíche, termoacústicas, trocando toda a parte elétrica, luminárias todas de led, pisos novos nos saguões, um piso polido, os banheiros serão todos trocados, divisórias de granito, bancadas todas novas, cozinha também será reformada. O prazo vai até o final do ano, a gente vai com as frentes de serviço uma por vez, a gente trabalha em parceria com a direção da escola pra fazer essa obra”, diz Adilson Macagnan, diretor da Empremac.
Obras no Colégio Industrial
Na próxima segunda-feira, 27, a Empremac começa também as obras no Colégio Estadual Industrial, em Francisco Beltrão, um investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão do Governo do Paraná. “No Industrial é uma reforma bastante importante, o principal ponto são as rampas de acessibilidade, a escola tem um desnível das quadras pro administrativo, então precisa melhorar essa questão de acessibilidade. A gente vai fazer a repintura da escola, banheiros, trocar parte da cobertura, a quadra de esportes vai receber um fechamento com elementos vazados, pintura epóxi, vai ficar bem bonito. A obra inicia segunda-feira e o prazo deve ir até o final do ano”, complementa Adilson.