
A jornalista Michele Arenza, da RPC TV, coordenou a turma e explicou noções de retórica. Encontro acontece todas as sextas-feiras, no Sebrae. Na tarde de ontem, alunos de escolas públicas e particulares de Francisco Beltrão, que formam o grupo da ?Escola de Jovens Líderes?, se reuniram para mais uma semana de atividades. O 9º módulo foi coordenado pela jornalista da RPC TV Michele Arenza, que trabalhou noções de retórica, que significa a ?arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção?.
A escola de Jovens Líderes selecionou 29 jovens de várias escolas, entre elas, Suplicy, Tancredo Neves, Sesi, Vicente de Carli, Águia, Alliança e do curso técnico em Engenharia Ambiental. Apesar de terem entre 16 e 17 anos, essa moçada sabe o que deseja e quer aprender desde cedo como trabalhar em equipe para atingir melhores resultados. Segundo Michele, neste módulo, os alunos aprenderam que é importante saber falar e ouvir no momento certo. E enfatizou que essas noções vão além da vida profissional: ?Isso que eu estou passando pra vocês, não é apenas para saber fazer um discurso, isso pode ser usado no dia a dia até para convencer a mãe, os amigos, de algo que vocês desejam?.
A jornalista disse que muitos jovens que participam do curso já sabem o que querem ser quando crescerem. Há quem idealize ser físico, químico, engenheiro, e cada aula é importante para que eles desenvolvam, desde cedo, o espírito de liderança e comprometimento. Além disso, esses jovens atuam em grêmios estudantis e trabalhos voluntários, demonstrando que querem fazer a diferença. ?Meu objetivo é ajudá-los a desenvolver mais a arte de falar, saber se apresentar em público, perder a timidez.? Michele salientou que o grupo tem muita disposição para aprender e é bastante participativo. Feliz em poder contribuir para a vivência desses jovens futuros líderes no mercado de trabalho, a jornalista disse que quis passar uma mensagem: ?Disse a eles que qualquer um pode falar desde que tenha treino. Quero que eles saiam daqui com conteúdo que irá ajudá-los para a vida e que possam buscar mais conhecimentos?.
Com a palavra, os jovens líderes
Desde o primeiro dia de aula até agora, os jovens tiveram várias aprendizados importantes. Antônio Júnior, 16 anos, disse que estão recebendo noções de como agir numa empresa, como trabalhar em equipe e como ser formador de equipes. ?Para nosso futuro isso ajuda muito, não apenas em liderar os outros, mas como podemos liderar a própria vida.? Valentina, 15 anos, concorda com o colega, e acrescentou que cada módulo tem ensinado lições para a vida e para o mercado profissional. ?Estamos aprendendo como lidar com pessoas e com nós mesmos, e eu acho que isso é muito importante. Além de você ser um líder e saber liderar as pessoas e se comunicar com elas, você precisa saber o que quer?. O projeto voluntário é uma promoção do Sebrae com apoio da Associação Empresarial (Acefb), Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).