
apresentaram os trabalhos desenvolvidos.
A primeira turma do projeto piloto Jovens Líderes formou-se ontem, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), numa parceria entre CDL, ACEFB e Câmara da Mulher Empresária, além dos apoiadores Wizard e Mano Manfrói.
Este trabalho foi desenvolvido por cinco voluntários: Jocelei Fiorentin, Wagner Zancan, Franciele Schmitz, Anderson Damasceno e Soraia Quintana, que em 2013 participaram da Escola de Líderes do Sebrae. Na ocasião, os participantes foram mobilizados a desenvolver projetos voluntários.
Jocelei explica que seu grupo teve a intenção de fazer a mesma proposta com jovens de 13 e 14 anos, para que eles vivenciassem a mesma situação. “Os 28 estudantes selecionados participaram de aulas sobre ética, gestão pessoal e financeira e empreendedorismo, temas que preparam jovens para assumir a liderança no futuro.”
Na finalização das atividades, os alunos participantes tiveram que desenvolver na prática um projeto para também se sentirem voluntários. Na formatura, ontem, eles apresentaram os trabalhos desenvolvidos para pais, colegas e idealizadores deste projeto, que agora passará a ser continuado, com a abertura de novas turmas todos os anos.
Liderança
“Esta ação merece reconhecimento porque é mensurável e visível”, declara Solange Stein, secretária executiva do Sinvespar, que também participou da Escola de Líderes ano passado. Seu grupo criou a rede Sudoeste de APLs (Arranjo Produtivo Local), incluindo vestuário, móveis e utensílios domésticos de alumínio.