
Assessoria – Entre os dias 5 e 8 de junho, o Município de Francisco Beltrão realizou a Semana Municipal de Meio Ambiente de 2025, reunindo autoridades, estudantes, profissionais da área e a comunidade em geral em uma programação diversificada, voltada à reflexão e à ação ambiental no Município.
A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 5 de junho, nas dependências do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, com a presença do Prefeito, Vice-prefeita, Secretários municipais, representantes de instituições de ensino, empresas e da sociedade civil. Na ocasião, foi realizada a palestra “Traçando um panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil”, ministrada pela Geovana Maria Zenatti, Bióloga e Mestranda em Engenharia Ambiental na UTFPR Campus Francisco Beltrão.
A palestra integra as ações do projeto de extensão “Educação Ambiental como processo educativo ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos”, da UTFPR Campus Dois Vizinhos, contemplado com recursos financeiros da ITAIPU Parquetec e desenvolvido em parceria com a Empresa Recyclebr, do Engenheiro Ambiental Jaisson Moschen, e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental da UTFPR Campus Francisco Beltrão, com o apoio da Prefeitura Municipal.
A palestra tratou de conceitos e definições legais sobre resíduos sólidos, dados estatísticos sobre geração e destinação final de resíduos no Brasil, os impactos ambientais, sociais e de saúde pública associados ao manejo inadequado, além da apresentação de resultados de um diagnóstico local aplicado à população beltronense.

Na sequência, o servidor Vilmar Rigo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentou dados sobre a geração de resíduos em Francisco Beltrão, os avanços estruturais e o apoio da ITAIPU Binacional às cooperativas locais de reciclagem, que possibilitou a construção de novos barracões para as cooperativas e associação de reciclagem.
Na tarde do mesmo dia foi realizado o plantio de 100 mudas de árvores nativas no Parque Jaime Canet Júnior, com o apoio do Exército Brasileiro, em mais uma ação de preservação ambiental.
As atividades continuaram no dia 6 de junho com a movimentação na praça central, onde foram recebidos resíduos eletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha usado e vidros. Também foram distribuídas mudas nativas e promovida uma exposição dos trabalhos realizados pelas unidades de reciclagem de Francisco Beltrão.
Um dos momentos de impacto foi a atividade de sensibilização “O que tem no contêiner?”, realizada no calçadão central. A ação foi promovida pelo mesmo projeto de extensão da UTFPR – Dois Vizinhos, também em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UTFPR – Francisco Beltrão, a empresa RecycleBR e a Prefeitura Municipal.
Durante a atividade, a Coordenadora e estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Tancredo Neves, juntamente com populares, puderam observar os resíduos dispostos em um contêiner de orgânicos, revelando a presença significativa de materiais recicláveis descartados incorretamente. A ação evidenciou as falhas no processo de segregação domiciliar e reforçou a importância da Educação Ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos.
O encerramento da semana aconteceu no domingo, 8 de junho, com a realização da 3ª edição do PetDay, evento beneficente voltado à causa animal, com arrecadação de ração, apresentações musicais e atividades recreativas com pets, em parceria com a Celeiro e Yázigi.
A Semana Municipal de Meio Ambiente de 2025 demonstrou o potencial das parcerias entre o poder público, instituições de ensino, projetos e empresas, no fortalecimento de ações em prol do meio ambiente.