Seminário Papo de Varejo reuniu 130 empresários.

Tecnologias, tendências de varejo, comportamento de venda e planejamento em momento de crise foram os temas principais do Seminário Papo de Varejo, ação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido quarta-feira, dia 16, em Francisco Beltrão. Cerca de 130 pessoas acompanharam as palestras no salão social da Pampeana.
A ação integra a preparação para o 5 de outubro, “Dia D” do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do Sebrae para estimular o consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, como maneira de fortalecer a economia local. O evento em Francisco Beltrão contou com a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Prefeitura de Beltrão, Associação Empresarial (Acefb) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom).
O Papo de Varejo trouxe especialistas de mercado que, em suas palestras, deram dicas práticas para melhorar as empresas. João Kepler abriu os trabalhos falando sobre “Como inovar para vender mais”. Em seguida, Caio Camargo tratou de “Como usar a tecnologia para avaliar e melhorar os resultados”, e Fred Rocha abordou o tema “Pensando fora da loja”. A palestra de Leandro Branquinho foi sobre “Ideias poderosas de venda” e Renato de Castro, que teve participação a distância, trouxe a temática “Varejo pelo mundo”.
Para os empresários que participaram do evento, as dicas e orientações de como as micro e pequenas empresas podem se fortalecer em tempos de crise e demais temas do seminário foram oportunos. “O varejo tem sempre esse desafio de buscar conhecimento, atualizar conceitos e acompanhar tendências. E no Papo de Varejo, além do conteúdo, tivemos um lado motivacional muito positivo. O evento foi bem planejado e os temas se complementaram”, avalia Rejane Chiapetti Bravo, empresária.
A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, avalia que o evento produzirá efeitos dentro das empresas, motivando-as a buscar novas estratégias para enfrentar o momento de instabilidade econômica. “O momento exige criatividade e inovação. O seminário deixou sua contribuição com dicas e ideias práticas para aprimorar os negócios no dia a dia, principalmente diante do cenário econômico atual e mais desafiador”, reflete Jocelei.
O presidente da CDL, Ladi Dal Bem, comenta que os participantes aprovaram o evento. “Tivemos uma programação diferenciada, de qualidade, com temas atuais e palestrantes de renome nacional. Quem ganha com isso é o setor, que precisa cada vez mais de informações e atualizações para manter-se competitivo”, enfatiza Ladi.