Beltrão

Na noite de quarta-feira, 25, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Francisco Beltrão entregou o Prêmio Mulher Empreendedora, da Fecomércio, que normalmente ocorre em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas foi adiado este ano em virtude da pandemia do novo coronavírus. A homenageada em 2020 é a empresária Silvana Fabian Duarte, como sócia-proprietária da Bio Ativos, distribuidora da marca Bio Extratus. A entrega foi em solenidade rápida, na sede do Senac de Francisco Beltrão, com a presença de 10 pessoas, respeitando todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19.
Jocilene Colognese, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Francisco Beltrão, enalteceu a conquista e lembrou que a premiação é destinada a reconhecer e empoderar as mulheres. “Nós, que convivemos com mulheres fortes, às vezes não sentimos isso, mas sabemos que a discriminação contra mulher é grande, principalmente no mundo político e nos cargos importantes das empresas. Esse prêmio é um reconhecimento, uma forma das mulheres se inspirarem nela (Silvana). As mulheres precisam disso.” Silvana fez sua fala bastante emocionada, agradeceu e disse que ficou surpresa com a indicação. “A gente se envolve com tanta coisa e às vezes não se acha suficiente, mas quando vê que o trabalho é reconhecido é muito gratificante.”
Histórico
Silvana Fabian Duarte atua como sócia-proprietária da Bio Ativos, distribuidora da marca Bio Extratus, ao lado de sua irmã Letícia e de seus pais, Élio e Irene. Juntos, eles conduzem o negócio da família. Natural de Pranchita, interior do Paraná, Silvana foi criada dentro do comércio de confecções e roupas da sua família, a loja Fabian. Aos 6 anos de idade, seus pais se mudaram para Francisco Beltrão com intuito de oferecer melhores condições de estudo para as filhas.
Sempre em busca de crescimento, Silvana teve a oportunidade de uma bolsa de estudos para cursar o terceirão no Colégio Positivo em Curitiba, enquanto morava na casa de uma prima de sua mãe. Para manter-se lá, trabalhava como babá no período da noite.
Optou por ingressar na faculdade de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na PUC de Curitiba, fez estágios na área de Ensino e Marketing e foi vendedora dos cosméticos Bio Extratus na distribuidora que seu pai começou.
Quando concluiu a faculdade (2007), retornou para Francisco Beltrão para atuar na Bio Ativos Distribuidora, que já contava com o apoio de sua irmã Letícia na unidade de Cascavel. Neste mesmo ano, casou-se com Rafael, médico veterinário, que na época atuava na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, com quem posteriormente abriu Formosa Pub.