Skatistas reivindicam melhorias na pista de skate
As condições da pista de skate de Francisco Beltrão estão precárias. A pista foi construída nos anos 90 na praça José Faedo.
Os praticantes do esporte afirmam que não há condições de utilizá-la, levando-os a lugares impróprios para a prática do skate. O secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Galvão, afirma que um projeto para melhoria da praça foi elaborado com a ajuda dos skatistas da cidade.
A pista de Skate possui vários buracos que, segundo os praticantes do esporte, tornam a pista imprópria para sua utilização. A marginalidade também é um problema constante no local, que é utilizado para consumo de drogas e abrigo para mendigos.
Os skatistas afirmam que a pista está, além de esburacada, fora dos padrões. As competições que eles participam, segundo Maicom ?Guelé?, são da modalidade ?Street?. A pista de Beltrão é da modalidade ?vertical?. Portanto, os adeptos deste esporte precisam ser muito criativos e improvisar seus próprios obstáculos para que, quando chegada a hora das competições, possam estar devidamente treinados para o tipo de obstáculos que irão enfrentar nos campeonatos.
Normalmente, os praticantes deste esporte vão para a cidade de Pato Branco, onde podem treinar na pista da cidade, que é considerada por eles, uma das melhores pistas públicas do Estado.
A arquiteta, diretora de planejamento urbano de Beltrão, Sonia Faust, e o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Galvão, afirmam que existe um projeto de remodelação da praça e da pista. Porém, o projeto será discutido após o término da remodelação de algumas praças da cidade, como as praças central, dos bairros Sadia, São Miguel, e o parque do Alvorada.