
Só uma empresa compareceu para participar do processo licitatório do transporte coletivo de Francisco Beltrão. Nesta semana, após a conferência da documentação, a empresa apresenta a proposta técnica e financeira, que será analisada de forma objetiva por uma comissão da administração municipal. O secretário municipal de Administração, Saudi Mensor, disse que só depois do processo de habilitação da empresa é que será aberta a proposta financeira. A concorrência é do tipo melhor técnica e maior oferta. Serão licitados dois lotes.
O primeiro, Linha Leste/Oeste, espera obter como valor mínimo pela outorga a quantia de R$ 812.455,00. O lote dois, Linha Norte/Sul, prevê o valor mínimo de R$ 970.515,00. O dinheiro arrecadado, conforme Saudi, será todo revertido para melhorias das vias públicas e dos pontos de ônibus. “Como são dois lotes, esperávamos pelo menos a participação de duas empresas. Historicamente, o município sempre teve duas empresas operando no transporte público.” A única empresa que compareceu foi a Transportes Guancino. A Prefeitura deverá concluir este processo licitatório e abrir outra concorrência para o lote que sobrar.
A principal mudança será a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, em que os usuários poderão ter um cartão e fazer a recarga de passes com desconto. O edital também prevê o aumento da frota – que hoje é de 16 veículos – em 25% e que todos os ônibus devem ter acessibilidade para cadeirantes, além da ampliação dos itinerários. O horário de circulação dos ônibus será até as 23 horas (atualmente é até as 20 horas).