23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Sudoeste Rural Show abre com leilão e muitas atrações

Hoje tem rodeio e leilão de matrizes, além de atrações na praça de alimentação.


Bom público prestigia a segunda edição do Sudoeste Rural Show. Foto: Bruno Fiori/Agência Fiori.

JdeB – A segunda edição do Sudoeste Rural Show começou quarta-feira, 26, com os discursos de lideranças empresariais, do agronegócio e política no recinto de leilões da Sociedade Rural, no Parque de Exposições de Francisco Beltrão, e prosseguiu com o leilão de gado geral, exposição de bovinos, equinos e ovinos, de equipamentos agrícolas, pecuários, insumos agrícolas, veículos, agroindústrias e demais produtos.

Edson Chicoski, vice-presidente e coordenador da feira, destaca que já no primeiro dia teve bastante circulação de pessoas pelo parque de exposições e na quinta-feira, 27, também. “O parque abre para o público às duas horas da tarde, mas pela manhã já os expositores, todo mundo se movimentando, organizando, deixando os estandes prontinhos para receber o público. Ontem [quarta-feira], na abertura, já com um grande número de pessoas, o primeiro leilão também foi um sucesso, tivemos cem por cento de vendas”.

O coordenador diz que “o público está atendendo ao pedido nosso, prestigiando a Sociedade Rural e o nosso evento, comparecendo no parque de exposições aqui no Sudoeste Rural Show”. Além da exposição, tem praça de alimentação e shows com cantores locais e o rodeio country organizado pela companhia Cesar Paraná, a partir das 20 horas. 

- Publicidade -

A programação prossegue até domingo, 30 de março. Hoje, as empresas e a praça de alimentação estarão recebendo os visitantes e acontecem o segundo dia do rodeio country e o segundo leilão – leilão de matrizes de diversas raças – com 300 animais em pista. Domingo, 30, o terceiro leilão será de desmama, com mais de 1.200 bezerros em pista.

Nos pavilhões há animais expostos para visitação e vendas pelas cabanhas. “Também temos um workshop, que é onde acontecem as vendas de reprodutores e matrizes, onde o produtor, o pecuarista pode vir aqui e entrar em contato com o dono da cabanha, com os veterinários, para receber orientação mais técnica, conhecer todo o processo, todo o trabalho feito dentro nas cabanhas”, explica Edson.

Cerca de seis cabanhas oferecem seus animais de alta qualiade genética. “Então, o produtor tem a oportunidade de vir aqui e ter esse contato e levar para sua propriedade uma genética de alta qualidade”, convida o coordenador da feira.

Empresas de diferentes setores participam da feira

Bianca, Arthur e Leandro Nogueira, da Nelore Hety, na exposição de bovinos. Foto: Flávio Pedro/JdeB.

JdeB – A Nelore Hety, cabanha especializada na produção de bovinos da raça Nelore, voltou a participar de feiras em Francisco Beltrão. Leandro Nogueira, representante comercial da empresa, destaca que a empresa se dedica “exclusivamente ao Nelore e isso já se passaram 32 anos de história, de genética e a cada ano melhorando mais”. São comercializados reprodutores e matrizes para criadores de gado de corte.

A cabanha participou da ExpoUmuarama, no Noroeste do Paraná, e agora está em Beltrão no Show Rural com 15 animais. Leandro diz que qual é a expectativa para esta edição do Sudoeste Rural Show. “A expectativa de negócios depende, porque é o primeiro ano que nós estamos participando nessa modalidade de evento, com os touros à venda também. Então, a expectativa é boa, mas vamos aguardar e fazer um resumo no final”.

No pavilhão das agroindústrias há pequenas empresas de dez municípios do Sudoeste expondo e comercializando e promovendo degustação de produtos. Franciele e Oscar Haselbauer, da Queijaria Encantilado, de Manfrinópolis vieram para divulgar e vender os queijos diferenciados que produzem de forma artesanal. De Verê, a Queijaria São Gabriel, da família Garbossa, participa pela primeira vez de uma exposição. A pequena agroindústria começou a produção de queijos há dois anos e em fevereiro de 2025 recebeu o certificado do Susaf que permite a comercialização de seus produtos em todo o Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques