
JdeB – O Sudoeste Rural Show, de 26 a 30 de março, no Parque de Exposições de Francisco Beltrão terá exposição de bovinos de corte e leite, ovinos, insumos agrícolas e nutrição animal, gastronomia, shows, parque de diversões, leilões e parcelas de culturas agrícolas, equipamentos agrícolas e de energia solar e ampla praça de alimentação. Duas novidades anunciadas serão o Pavilhão das Agroindústrias e o rodeio country. Também está prevista uma feira de bovinos de leite.
A iniciativa é da Sociedade Rural com apoio de 17 empresas e instituições públicas e civis. Não haverá a cobrança de ingresso, exceto para o rodeio country e os eventos gastronômicos.
O município é o maior produtor de leite do Sudoeste do Paraná, com 97 milhões de litros e movimentação financeira de R$ 247,4 milhões – dados do Valor Bruto de Produção (VBP) – da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) relativos a 2023.
Denise Adamchuch, nova secretária municipal de Agricultura, destacou que a administração municipal “vai apoiar com a insfraestrutura os setores produtivos, como a mostra de gado leiteiro. Eventos como esse a administração municipal não pode ficar de fora.O pavilhão das agroindústrias é grande novidade”.
Financiamentos
O presidente da Sociedade Rural, Claudio Borges, destaca que a feira terá recursos para financiar a compra de produtos. “Estamos conversando com todas empresas, estamos trabalhando muito nisso, com várias linhas de crédito, nossa grande parceria é a Cresol, financiando máquinas, equipamentos, pra gado de corte, pro custeio, então temos várias linhas de crédito. Os nossos associados vão estar todos aqui e a Cresol, que é a nossa patrocinadora máster, vai estar presente no evento, circulando, com vários colaboradores, atendendo a demanda que nós necessitamos”, informou.