
para a internet ser um aliado nas vendas.
A tecnologia de Informação (TI) é uma tendência de inovação do mercado brasileiro, seja em grandes ou pequenas empresas. Pensando nisso, a Fecomércio, Sistema Sesc/Senac e o Sebrae Paraná trouxeram a temática para os empresários beltronenses. No salão da Churrascaria Pampeana, quarta-feira, 10, os empresários tiveram a oportunidade de debater técnicas simples de como usar as novas tecnologias para vender mais.
Com essa filosofia, as entidades ofereceram um workshop intitulado “Foco – Cenários e Tendências – Varejo e Tecnologia da Informação”, com o palestrante, especialista, executivo da Advance Consulting, Dagoberto Hajjar que foi por dez anos diretor de internet, marketing e estratégia da Microsoft.
Dagoberto conseguiu estimular os empresários a buscar soluções próximas, com o auxilio de empresários locais, para melhorar o atendimento e principalmente obter mais lucros. São ideias eficazes e medidas simples que transformam os produtos e estabelecimentos mais competitivos no comércio.
O cenário da economia está voltado para os empresários que tem a ousadia de investir em TI. Aqueles que adotam as estratégias de fortalecimento da marca através da tecnologia têm mais chances de se destacar. O discurso foi feito pelo coordenador estadual da Informação e Comunicação do Sebrae/PR, Emerson Cechin, que complementou afirmando que os empresários do Sudoeste estão em processo de evolução nesses quesitos.
A consultora do Sebrae em Francisco Beltrão, Jocelei Fiorenti tenta desfazer o mito que a tecnologia está distante ou é muito caro. O objetivo do workshop é potencializar o comércio com ferramentas da TI. Ela destaca que o ponto físico, ou seja, a loja, efetivamente, é importante, mas o empresário não pode se fechar para as novas técnicas de venda. O foco nesse momento é atrair os consumidores da “geração alfa”, ou seja, publico jovem, a partir de 17 anos, que são mais antenados às compras online, pois o varejo é multicanal e tem adeptos que preferem adquirir os produtos virtualmente.