1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Tecxel já capacitou mais de 500 pessoas desde o início das suas atividades

Tecxel já capacitou mais de 500 pessoas desde o início das suas atividades

De abril do ano passado até julho deste ano, o Texcel (Centro de Excelência em Educação Profissional) de Francisco Beltrão capacitou 516 pessoas nas áreas de paisagismo, produção de leite, panificação, confeitaria, vinhos e controle de qualidade de alimentos.
Atuando na capacitação técnica, a escola está localizada na Linha Santa Bárbara e visa preparar e qualificar jovens e adultos para sua inserção no mercado produtivo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da região.
Estão em andamento quatro cursos: Técnico em Gestão Empresarial, Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática (com duas turmas).
A escola está aguardando a liberação dos recursos do convênio MEC/Proep para a aquisição dos equipamentos para a viabilização das unidades de Agroindústrias e Laboratórios. O custo estimado é de R$ 300 mil.
Próximos e novos cursos
Está em andamento o quarto curso de Capacitação Leiteira. No final de agosto, iniciam os cursos de elaboração de salgados e lanches e também o curso de informática, na área de Linux.
Os diretores do Tecxel anunciam que a idéia é de trabalhar com a área contábil, pois existe necessidade para os escritórios e empresas de Beltrão e região. Outros cursos são de Eletro-eletrônica, Agroindústria e Gestão em Informática. Haverá trabalhos nas áreas de cana, derivados de pescado, leite e hortifruti. As salas dos laboratórios estão prontas e o Texcel já possui alguns equipamentos montados e câmaras frias. ?Procurando também a consolidação da federalização do Texcel, teria demanda para contratar 20 técnicos?, diz Gervásio Kramer, presidente do Tecxel. Mas há limitações financeiras.
Colaboração
O Tecxel está colaborando com a Cooperativa da Cachaça Orgânica do Sudoeste, oferecendo suas salas para as reuniões e assembléias da cooperativa e implantando campos experimentais de cana-de-açúcar, visando a avaliação. Para setembro e outubro, está prevista a construção de um campo experimental de parreiras. A intenção é processar experimentalmente.
Federalização
O projeto para a federalização está fechado e elaborado, tramitando na Câmara dos Deputados. ?O Cefet nos acolhe com alegria. A universidade tecnológica é uma idéia ímpar e vai representar um ganho social para a região e o município?, acredita Gervásio.
Atualmente, o Tecxel tem um corpo docente formado de 19 profissionais, mais 10 funcionários da equipe administrativa. Afonso Bruzamarelo é o diretor, Jackson Ciola o coordenador pedagógico e Silviane Tibola a responsável pelos cursos técnicos.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques