Da assessoria – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou os vencedores da edição 2022 do prêmio Melhores TCCs do Paraná. Foram selecionados os melhores trabalhos de conclusão de curso apresentados em 2021, nas modalidades de Agrimensura, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Geologia e Minas, Engenharia Química e Especiais (Segurança do Trabalho).
Rodrigo Prestes de Oliveira, do curso de Geografia da Unioeste, campus Francisco Beltrão, foi o vencedor na modalidade Agrimensura, com o TCC “O uso das geotecnologias na gestão do território municipal: aplicação do uso de Sistema de Informação Geográfica – SIG no mapeamento do município de Marmeleiro”. O projeto teve Juliano Andres, Elvis Rabuske Hendges e Ricardo Carvalho Leme como orientadores.
Agora geógrafo graduado, Rodrigo conta que o trabalho seguiu duas linhas: a aferição das estradas rurais de Marmeleiro (a referência mais recente que encontrou era do DER, em 2004); e a nomenclatura das vias primárias e secundárias mapeadas.

“Fiz o mapeamento das estradas principais, secundárias e dos acessos às propriedades rurais do município e apliquei nomenclaturas àquelas que não tinham, seguindo uma sistemática baseada em normas do DNIT. Também mapeei todas as pontes, as galerias fluviais.”
Trabalho e deslocamentos
O levantamento levou quatro meses, com 608,52 quilômetros de vias: 374,327 quilômetros de estradas principais, secundárias e de pedras irregulares; de 125,474 quilômetros de acessos; identificação de 57 pontes; de 644 galerias fluviais; de 44 centros comunitários; identificação de limítrofes de 43 localidades e inventário de 24 máquinas pesadas do setor rodoviário.
Rodrigo entregou todos os arquivos à administração municipal de Marmeleiro em 2021. “A intenção é contribuir com o município. As informações são importantes para definir a quantidade de equipamentos, funcionários e a quantidade de cascalho para a conservação de uma via, por exemplo. É uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão e gestão.”
Sobre a premiação, o formando comentou que está “muito feliz pela valorização de projetos acadêmicos como o meu. O prêmio Melhores TCCs do Crea-PR destaca projetos que podem contribuir com a sociedade, validados por profissionais da área”.
Trabalhos premiados do Sudoeste
Géssica Tais Cadore e Biatriz Zanella, do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Mater Dei, de Pato Branco, conquistaram o terceiro lugar na modalidade, com o TCC “Análise dos parâmetros de segurança viária adotados no trevo da PR-493: acesso ao município de Bom Sucesso do Sul”. O professor Rafael Fontes Moretto foi o orientador.
Bianca Muniz Silva de Sá, do curso de Engenharia Química da UTFPR, de Francisco Beltrão, também foi premiada com o terceiro lugar na modalidade, com o TCC “Desenvolvimento e avaliação de emulsões contendo cristais líquidos à base de óleo de rosa mosqueta”, orientado pelo professor Alexsander Ramos Duarte e coorientação dos professores Thalita Grando Rauen e Vilmar Steffen.
Critérios utilizados
O Crea-PR, com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores, estabelece critérios para a indicação, eleição e divulgação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs apresentados em cursos ofertados por instituições de Ensino Superior no Paraná, afetos ao Sistema Confea/Crea.
Todos os trabalhos indicados e o regulamento podem ser consultados na Biblioteca Virtual do Crea-PR (https://bibliotecavirtual.crea-pr.org.br/melhores-tccs-do-parana-colegiados.php) em seção específica denominada “Melhores TCCs do Paraná”.