As rotas tiveram alteração, a partir de agora todas as linhas de ônibus começam e terminam no terminal urbano.

análise de demanda em novas regiões da cidade.
Foto: Lígia Tesser/JdeB
O novo sistema de transporte coletivo de Francisco Beltrão iniciou no dia primeiro de janeiro, ou seja, são mais de 60 dias em operação e muitas mudanças têm sido feitas. A primeira mudança do processo de modernização do serviço mais evidente foi a padronização dos ônibus, todos são da cor amarela. Os horário e rotas também tiveram modificações. Outra mudança que tem sido implementada gradativamente é o sistema de bilhetagem eletrônica. Recentemente, a empresa recebeu o pedido para abrir novas linhas.
A empresa vencedora da concessão, a Guancino Transportes Coletivos, para se adequar às novas exigências dobrou o número de funcionários e de ônibus. A empresa também precisou realocar e mudar toda estrutura e logística. “A gente vê como um desafio, alterações foram feitas no início e até houve um certo desconforto, mais do que o natural, mas a gente entende como normal. A população estava acostumada com um padrão de transporte, essa alteração veio para realmente mudar e trazer uma nova proposta”, comenta o diretor-executivo da empresa, Muran de Almeida.
Na semana passada, a Prefeitura solicitou nova alteração das rotas e, segundo Muran, fez com que solucionasse parte da questão. “Existem novas regiões da cidade, que o transporte não atende, e as pessoas já estão reivindicando, portanto, nós pedimos à prefeitura para fazer uma análise e ver se realmente a demanda existe”, conta Muran.
Funcionamento das rotas
Todas as linhas de ônibus, este ano, passaram a ter seu início e final no terminal urbano, e nenhuma linha cruza a cidade de Norte a Sul. A linha “bairro Vila Nova ao Bairro Padre Ulrico” sai ônibus a cada 20 minutos. No Conjunto esperança passam ônibus a cada 40 minutos e voltam pela Avenida União da Vitória. “O retorno do ônibus pela União da Vitória foi um ponto que a Prefeitura solicitou. No caso, as linhas dos bairros Jardim Floresta, Pinheirão, Cantelmo, São Cristóvão não tiveram alteração nos horários”, informa Muran.
A linha do Bairro Sadia atende também BRF e nela passava um ônibus a cada 30 minutos e agora foi mudado para cada 20 minutos.
Na linha do Bairro Alvorada e Novo Mundo também teve alteração, solicitada pela Prefeitura, para que a Guancino colocasse um ônibus que em sua rota passe pela Rua Tenente Camargo. “A linha voltou a ser como era antigamente, o ônibus passa pelo Fórum, pela Prefeitura, e nós colocamos para atender o Novo Mundo um ônibus que passe a cada 30 minutos, e depois, nós temos o Cristo Rei, São Miguel que tem ônibus a cada 15 minutos saindo do terminal urbano”, relata o diretor-executivo da empresa.
Nos dias de semana o horário de funcionamento dos ônibus foi ampliado, sendo que os últimos saem às 23h20 e às 23h30 terminando de circular até meia noite ou até um pouco mais tarde. Sábado e domingo, os horários também foram alterados. As planilhas de horário, de acordo com Muran estão no terminal urbano.