6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Trincheira do Detran será entregue dentro do prazo

Construtora, que tem até 17 de junho para entregar a obra, está fazendo os acabamentos nos muros.

As trincheiras próximas ao Detran, em Francisco Beltrão, estão praticamente concluídas – ainda faltam alguns acabamentos e o paisagismo.

A obra está sendo finalizada em menos de um ano. Por cima, o tráfegoo da Avenida Natalino Faust; por baixo, da Rua Marília. 

Fotos: Gelson Corazza/Prefeitura

- Publicidade -

As melhorias no cruzamento das Rua Marília e Mandaguari com a Avenida Natalino Faust já podem ser utilizadas por motoristas e moradores. O ponto é o principal acesso ao Bairro Padre Ulrico e esteve em obras nos últimos meses para a construção de duas trincheiras, que devem ficar prontas antes do previsto.

A Construtora Engeon, responsável pela execução, já concluiu 99% da obra e agora executa somente o acabamento do muro de contenção. Pelo contrato firmado com a Prefeitura, o prazo para entregar a trincheira vai até a segunda quinzena de junho, mas a previsão é que a obra seja finalizada em duas a três semanas.

O cumprimento do prazo, apesar de ser uma obrigação contratual, chama atenção num cenário em que muitas obras são entregues com atraso ou se arrastam por anos. No caso da trincheira do Detran, algumas particularidades permitiram que a execução seguisse o cronograma, segundo o setor de Planejamento da Prefeitura.

“Tivemos um período com menos chuvas, o que permite mais dias de trabalho, mas principalmente o comprometimento da empresa responsável pela obra, que demonstrou ter capacidade técnica e organização para um projeto desta magnitude”, comenta o diretor de Planejamento do município, Dalcy Salvatti. Ele cita ainda a boa elaboração do projeto, sem muitos entraves, e o esforço de diferentes equipes: o pessoal que trabalhou na preparação da área, direção e servidores da Copel e Sanepar que fizeram o deslocamento de redes com agilidade, fornecedores de materiais, o Debetran que organizou o sistema de trânsito durante as obras, setor de fiscalização do Paranacidade… são nestes detalhes que, muitas vezes, são encontrados empecilhos que emperram o andamento de obras.

As trincheiras foram construídas com recursos do Plano de Ações e Investimentos nos Municípios, um financiamento do Governo do Estado de cerca de R$ 5 milhões. Os recursos foram depositados para a Prefeitura antes do início da construção e, conforme a obra ia andando, fiscais faziam as medições e autorizavam o pagamento proporcional ao percentual executado. Mesmo quando surgiram imprevistos que demandaram adequações ao projeto, as análises dos aditivos foram dentro do cronograma – após análises de solo, viu-se a necessidade de mudar o material usado na contenção do maciço; depois o muro de contenção no Detran precisou ser redimensionado para suportar a carga do terreno e mudanças no acesso à Rua Mandaguari demandaram aumento na extensão dos serviços. Os aditivos somaram cerca de R$ 1,2 milhão.

[relacionadas]

Preocupação com transtornos
Agora o trabalho maior fica por conta das equipes da Prefeitura, que estão construindo calçadas nos acessos à trincheira e vão fazer o paisagismo do local antes da entrega oficial. A iluminação foi instalada há duas semanas. “Graças a um esforço conjunto de vários setores, sob o comando do prefeito Cleber e do vice Pedron, conseguimos reduzir os transtornos de quem precisava passar por ali durante a construção, entregando uma obra bem feita, dentro do prazo e que ajuda a projetar nossa cidade para o futuro com boas condições de tráfego”, ressalta Dalcy.

Melhoria dará fluidez à Av. Natalino Faust, na ligação do Leste e Norte da cidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques