Hoje, no final da tarde, está prevista a união de 281 casais no casamento coletivo.
.jpg)
Audiências estão em andamento para agilizar a resolução de problemas.
Foto: Niomar Pereira/JdeB
O programa Justiça no Bairro/Campo Sesc Cidadão continua hoje, das 9h às 17h, no centro poliesportivo da Unipar, Bairro Industrial, em Francisco Beltrão, com uma série de serviços gratuitos oferecidos aos moradores carentes da região. As audiências conciliatórias ou litigiosas já começaram.
A coordenadora do Justiça no Bairro, desembargadora do TJ-PR, Joeci Machado Camargo, diz que hoje serão oferecidos os serviços de perícias médicas para curatelas, Previdência e DPVAT (concessão de seguro de acidentes de trânsito via judicial). Ela pede que a população aproveite o último dia do evento. Quem tiver qualquer demanda judicial pode ir ao local que será atendido, mesmo que seja para uma orientação.
Toda a triagem dos atendimentos é feita pela equipe de funcionários do Sesc. Até o início da tarde, tinham sido distribuídas mais de 500 senhas para carteira de identidade, 48 para justiça litigiosa, 44 para justiça consensual e 175 para fotos de documentos. Há serviços gratuitos nas áreas Cível (interdição/curatela), Família (divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de visitas, reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, restabelecimento de sociedade conjugal, tutela e alvarás (levantamento de valor pós mortem) e registros públicos (retificação de registro civil e outros), além de serviços municipais e a confecção de carteira de identidade (RG).
[relacionadas]
Desembargadora resolve as demandas pessoalmente
Ontem, um idoso – que já tinha passado pelo Justiça no Bairro mais cedo – foi orientado a ir até um cartório para obter um determinado serviço, mas ao chegar ao local foi informado que o registro teria um custo. Então, retornou e conversou com a desembargadora, que fez questão de ligar pessoalmente ao estabelecimento e avisar que o serviço não poderia ser cobrado, em virtude de o atendimento ter sido feito pelo programa Justiça no Bairro, e que o homem voltaria lá para ser atendido gratuitamente.
Casamento coletivo
Hoje, no final da tarde, ocorre o casamento comunitário. Está prevista a união de 281 casais, sendo 101 de Francisco Beltrão, 104 de Ampere e outros 76 de vários municípios da região. A organização é do Sesc e do Senac, com apoio de várias empresas e profissionais liberais voluntários.