6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Um quarto do túnel de contenção de cheias já está perfurado

Será perfurado 1,2 quilômetro de rochas no subsolo, para interligar o emboque e o desemboque do Rio Marrecas.

A comitiva da Prefeitura de Francisco Beltrão, do IAT-PR e da empresa Siton, que vistoriou a perfuração do túnel.

De 1.200 metros previstos, já foram abertos 300 metros.

Fotos: Assessoria de Imprensa

- Publicidade -

O túnel da obra de contenção de cheias de Francisco Beltrão está com mais de 300 metros de extensão já perfurado. O projeto prevê a construção de um túnel de 1,2 quilômetro para escoar parte da água do Rio Marrecas, nos períodos de chuvas fortes, via o Córrego Urutago, que terá seu leito rebaixado em 12 metros até o túnel, no Parque de Exposições.

Dali a água do Marrecas e do Urutago será escoada para o próprio Marrecas já, praticamente, fora da área urbana. O trabalho da empresa Citon começou em fevereiro e continuou mesmo com a realização da Expobel e a chegada da pandemia do novo coronavírus. O total da obra está orçado em R$ 46 milhões.

Vistoria dos técnicos
Segunda-feira, 8, integrantes da câmara técnica do Instituto Agua e Terra (IAT) e o vice-prefeito Antonio Pedron (PSD) vistoriaram a obra. Os técnicos do IAT acompanharam os trabalhos da empresa Citon no emboque, no Parque de Exposições, e no desemboque, no Bairro Padre Ulrico.

As vistorias são feitas todo mês e, se necessário, a cada 15 dias, pelos técnicos do IAT de Francisco Beltrão. Eventualmente funcionários do IAT/Seds de Curitiba também acompanham as visitas. A cada vistoria dos técnicos é feito um relatório.

[relacionadas]

 

Compromisso da Prefeitura
O chefe do escritório regional do IAT, Dirceu Abatti, diz que o município está buscando cumprir todos os itens determinados pelo órgão ambiental. Mais de 30 condicionantes foram estabelecidas para que a licença da obra fosse autorizada pelo IAT.

É o maior projeto da história do município para resolver o problema das enchentes no perímetro urbano. A parceria envolve a Prefeitura de Beltrão, Governo do Estado e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Beltrão.

Membros da câmara técnica e do Instituto Água e Terra visitaram a obra.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques