Unimed lança campanha contra o cigarro em Beltrão
Foi no dia mundial da saúde ? 7 de abril, segunda-feira ? que a Unimed de Francisco Beltrão seu início a uma campanha de qualidade de vida. A solenidade, com palestra de Redimir Goya, mais imprensa, médicos associados e convidados, foi na sede da Unimed, no centro da cidade.
O primeiro item a ser destacado foi o cigarro. ??Outras campanhas virão nos próximos dois anos??, disse Maurício Alves, presidente da Unimed local.
O material informativo será distribuído nas escolas, que também terão palestras sobre os males do cigarro.
Veja algumas informações contidas no folder:
Ao consumir cigarro, charuto, cachimbo, fumo de rolo ou rapé, você introduz no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas. Entre elas nicotina e 43 substâncias cancerígenas como arsênico, níquel, benzopireno??.
Fumar não é apenas um hábito anti-social. É uma doença caracterizada pela dependência??.
A fumaça é inalada para os pulmões e distribuída para a circulação sanguínea (…) quando chega no aparelho respiratório, a nicotina provoca irritação da mucosa, diminui a defesa pulmonar e destrói a elastina, que causa enfisema pulmonar??.
Também há curiosidades: ??para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada. Isto significa que o fumante de um maço por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias??.
Os excluídos
O marqueteiro Denilso Baldo, da 433 Comunicação, responsável pela publicidade da campanha, disse que ela será feita com ??500 cartazes, outdoors e nas rádios??. TV e jornal estão excluídos.
E, coincidentemente, a TV Sudoeste e o Jornal de Beltrão eram os dois únicos órgãos presentes na abertura. Os repórteres das rádios Princesa e Educadora fizeram entrevistas antes do evento iniciar.