19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Unisep traz Ballet Bolshoi para inaugurar o terceiro maior teatro do Estado

E para abrilhantar ainda mais a solenidade, o Coral e Orquestra da Itaipu encerram à noite.

 

Com apresentações do Ballet Bolshoi e do Coral e Orquestra de Itaipu, quarta-feira, a Unisep inaugura em Francisco Beltrão o maior teatro do interior do Estado: mais de 1.300 poltronas. 
Fotos: Ligia Tesser/JdeB

 

Quarta-feira, 24, às 19h, autoridades e lideranças de toda a região se reunirão em Francisco Beltrão para a inauguração do Teatro da Unisep. Para a primeira noite, a instituição de ensino trará o renomado Ballet Bolshoi, através da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, de Santa Catarina, e para fechar a noite o Coral da Itaipu sobe no novo palco cultural da região. O espaço, que fica junto ao campus, na Rua União da Vitória, será o maior teatro do interior do Estado, ficando atrás somente do Teatro Guaíra e Teatro Positivo. 
Na quinta-feira, 25, a programação se repete exclusivamente para os acadêmicos da Unisep. Terão acesso às apresentações tanto os estudantes do campus de Beltrão quanto os de Dois Vizinhos. Ballet Bolshoi trará o espetáculo Gala Bolshoi. O diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, prestigiará a noite. A intenção da instituição é que o cerimonial seja breve para que o público possa apreciar as apresentações.
Foram convidadas para a primeira noite instituições que tenham relações com a Unisep, a qual quer que estejam presentes representantes da região que promovem cultura. A direção da faculdade quer mostrar com a obra do teatro a capacidade de atrair eventos culturais. Segundo o diretor-administrativo da Unisep, Sérgio Fabiane, a missão da Unisep sempre foi promover a cultura, a educação e a tecnologia. Ele crê que o teatro veio de encontro a missão que é própria da instituição. “Eu espero que a comunidade receba o teatro como um reconhecimento que a Unisep está dando pelo acolhimento que ela teve em Beltrão e que sinta orgulho, como nós sentimos do povo de Beltrão, da cidade de Beltrão, e esperamos que o mesmo ocorra com o nosso teatro em relação a comunidade beltronense.” 
O Bolshoi foi escolhido pelo seu renome artístico e o teatro tem o perfil de eventos desse segmento. A Unisep tem dois grandes objetivos com a construção do teatro. O primeiro é fazer com que o acadêmico tenha uma colação digna e num espaço compatível com o nível das turmas de formandos. Até então, as colações eram feitas no anfiteatro do campus de Dois Vizinhos ou em espaços locados em Francisco Beltrão.
“Nosso objetivo é fazer com que a cultura regional tenha um endereço, esse espaço deve servir de referência para eventos desse porte de organização. Por exemplo, nós estamos há cerca de 30 dias trabalhando simultaneamente o término da obra para que o Bolshoi consiga vir pra cá, porque é um espetáculo de grande porte, que exige toda uma estrutura que Beltrão e a região ainda não têm, por exemplo, os equipamentos nós estamos locando parte em Curitiba, a região não tem nada desse nível”, conta o diretor de Planejamento da Unisep-Beltrão, Itamar Vodzicki.

- Publicidade -

Espetáculo Gala Bolshoi
Cia. Jovem Bolshoi Brasil se apresentará com 23 pessoas no elenco e o coral com mais de 80 componentes. O novo palco conta com 200m² e teatro tem 1.304 lugares mais seis camarotes. O espetáculo Gala Bolshoi é formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição, composta por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório.
Neste espetáculo, os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil também apresentam a coreografia “Jurei pro amor um dia te encontrar”, de Jomar Mesquita. Um trabalho que retrata as mudanças inesperadas que acontecem em nossas vidas. Com músicas de conceituados compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes, os bailarinos desafiam a formação clássica ao se desvencilharem das características do balé dando mais fluidez aos movimentos.

No início desta semana as equipes trabalhavam para fazer os acertos finais no Teatro, que terá capacidade para mais de 1.300 pessoas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques