6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Vagas de idosos e deficientes só podem ser utilizadas com credencial

 

A credencial permite a utilização regular das vagas
identificadas com placas e pinturas diferenciadas,
exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais. 

 

Nas regiões centrais das cidades, próximos aos bancos, instituições públicas ou de saúde, é comum encontrarmos vagas identificadas com placas e pintura diferenciada, que são de uso exclusivo para pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais. Contudo, para utilizar estas vagas regularmente, o idoso ou deficiente físico precisa possuir uma credencial específica, caso contrário, pode ser autuado por infração. 

- Publicidade -

O documento pode ser solicitado nos departamentos municipais de trânsito ou na Ciretran para as cidades onde o trânsito não é municipalizado. O procedimento é gratuito e muito simples, bastando apresentar um documento pessoal e comprovante de residência. No caso dos portadores de necessidades especiais, é preciso apresentar um atestado ou documento que comprove a limitação ou deficiência. Já para os idosos, basta comprovar idade superior a 60 anos.

Em Francisco Beltrão, o Departamento de Trânsito (Debetran) já emitiu 1.497 credenciais. “Isso prova que a população está informada sobre este benefício e as pessoas realmente estão usufruindo. É gratuito, está disponível e pode facilitar muito a mobilidade destas pessoas”, comenta o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski.

Conforme o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), a credencial estará disponível para retirada depois de dez dias úteis da data de solicitação, e a validade é de dois anos, podendo ser renovada sempre que necessário. Na utilização da vaga, o documento precisa estar visível, sobre o painel do veículo. “Além disso, a pessoa na qual estará o nome impresso na credencial precisa estar utilizando o veículo também, caso contrário, se a credencial estiver sendo utilizada indevidamente, ela pode ser apreendida e o condutor autuado. No verso da credencial estão todas as regras de utilização conforme as resoluções”, comenta Rudimar. Contudo, a utilização da credencial não descarta a utilização do cartão de estacionamento rotativo (faixa azul). “A credencial apenas permite a utilização da vaga ‘reservada’ para idosos ou portadores de necessidades especiais, mas mesmo assim o veículo precisa utilizar o cartão de estacionamento, caso contrário pode ser autuado”, destaca Rudimar.

No Sudoeste, as cidades onde o documento pode ser solicitado diretamente no departamento de trânsito são: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro e Pato Branco. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques